Genialidade é questão de perspectiva


Título: O Teorema Katherine
Título Original: 
An Abundance of Katherines
Autor: John Green
Tradutor: Renata Pettengill
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.


Como a maioria das pessoas que leu A Culpa é das Estrelas, fiquei curiosa para ler mais do autor. Embora o primeiro livro não tenha me levado às lágrimas  diferente de muitos  pelo menos foi uma leitura rápida e muito gostosa, que pude recomendar a todos. Então, aproveitei que a Intrínseca estava lançando O Teorema Katherine, e decidi partir para o que deveria ser uma ótima leitura. Infelizmente, talvez minhas expectativas estivessem muito altas.

Não, O Teorema Katherine não é de jeito nenhum um livro ruim. Mas, tampouco é o livro genial que ACEDE foi. Embora os personagens sejam interessantes, nenhum deles é tão cativante quanto os do primeiro. Colin, o protagonista, pode chegar a ser um pouco irritante, inclusive.

Os capítulos se intercalam entre o presente  após o último fora que Colin levou de K-19  e lembranças do passado dele com todas as outras Katherines. Muitas dessas histórias, porém, poderiam facilmente ser removidas. Sim, elas dão a noção de quanto Colin é ruim para relacionamentos, mas não fariam falta se não estivessem ali tampouco. As histórias das principais Katherine seriam o suficiente, em minha opinião.

Os cálculos também são uma parte bastante importante da história, uma vez que Colin é um menino prodígio e está tentando colocar a tendência dos relacionamentos em uma fórmula que poderá prever não apenas quando um relacionamento irá terminar, mas também quem do casal irá terminá-lo. Para explicar os cálculos, o autor recorre a diversas notas de rodapé, que por vezes se misturam com as notas de tradução e desviam o foco da história principal. Aliás, há um apêndice no final para explicar a matemática aplicada no livro. Não é que você precise entender matemática para entender o livro, mas entender o funcionamento do Teorema, ajuda a compreender o caminho que o personagem está tomando, suas decisões, seu humor, etc, então as notas te deixaram no mínimo curioso, mas acabam se revelando bastante confusas.

O cenário principal é o Texas, que como retratado anteriormente em diversos filmes, é um estado quente e com um estilo mais "interior". Os personagens têm até sotaque! Achei bem legal, embora pareça um pouco forçado quando traduzido.

O romance é um pouco óbvio, mas não chega a ser exatamente forçado. Confesso que não me fez suspirar ou ansiar, mas tampouco me fez torcer o nariz. Ficou na média, como todo o resto.

Por fim, não posso deixar de comentar que a tradutora fez um excelente trabalho com este livro, especialmente visto que Colin também tem o talento de anagramatizar e que tal tarefa não foi simples, pois não basta uma mera tradução. Em casos como esse, o tradutor tem que recriar, mantendo o sentido fiel ao original, o que pode se revelar um trabalho e tanto para ele, mas fiquei bastante satisfeita neste quesito.

Então a dúvida que fica é a seguinte: John Green é tão genial quanto dizem, ou teve apenas uma história de sorte? Pretendo ler outro livro dele para tirar essa dúvida o mais rápido possível. Então, em resumo, este livro pode decepcionar como primeiro contato, se você ouviu mil e uma maravilhas sobre o autor. E, se você já o conhece, talvez seja melhor mergulhar sem expectativas, assim você só poderá ter a ganhar.

Nota: 7.5 | Avaliação: ★★★ (Muito Bom



Share on Google Plus

About Anna Laitano

4 comentários:

  1. Não li nenhum livro desse autor ainda, estou curiosa para ler a culpa e das estrelas, e o teorema Katherine, já ouvi muito sobre esses livros...

    ResponderExcluir
  2. O primeiro livro que eu li do John foi O Teorema Katherine e eu nao me decepcionei com a estória, apesar de ter ouvido falar (muito) do autor e que ele escreve super bem e todo o blá-blá-blá. O livro fica um pouco cansativo no decorrer da estória, mas nada que venha ser abandonado ou odiado rs. Eu gostei, principalmente quando ele viajou com o melhor amigo sem rumo atras do Arquiduque, e no final quando ele fica com a caipirinha hahah. Enfim, foi uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. engraçado que na blogosfera a maioria das pessoas ama esse livro e ontem eu vi o vlog Tiny Little Things e a Tatiana simplesmente achou ele muito chato, odiou. O seu fica no meio termo rs
    acho mesmo que esses teoremas devem ser chatos, e pq o protagonista só namora com mulheres chamadas Katherine?
    ainda não li nenhum livro do John green

    ResponderExcluir

  4. Eu ainda não li nenhum livro deste autor, mas estou doida para ler este livro em particular. Não sei porque, o outro dele não tenho vontade de ler, e todo mundo adorou, já esse já li várias resenhas falando que é meio água com açúcar.

    Adorei a resenha.

    Bjkas

    Leituras e Afins
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!