Uma história sobre futebol americano e algo mais



Título: O lado bom da vida
Título Original: Silver linings playbook
Autor: Matthew Quick
Tradutor: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.


Este foi o primeiro livro que li em formato virtual, pois tamanha era a ansiedade, que comprei em edição Kindle para não ter de esperar a entrega. Então, eu poderia colocar a culpa da minha decepção no formato da leitura, com o qual eu ainda não estava acostumada no começo do ano, mas esta não seria a verdade.

A verdade é que a premissa é interessante, mas na prática nada pareceu fazer sentido. Daqui a algum tempo, quando eu pensar neste livro só conseguirei me lembrar de futebol americano. Será que era esta a intenção do autor? Se sim, ótimo, mas se não, temos um problema.

Pat é um personagem amplo, que no início da história já tem bastante para ser desenvolvido. Porém, o autor optou por nos conduzir pelos olhos do protagonista, nos deixando tão cego quanto o próprio personagem está a respeito de seu estado psicológico, casamento, etc. Assim, tudo o que conhecemos a princípio é a versão melhorada de Pat Peoples, que quer reconquistar sua esposa, sendo uma pessoa melhor e enxergando mais o lado bom da vida. Até aí, ótimo. Assim nos mantemos curiosos pelos acontecimentos anteriores e continuamos a leitura na esperança de descobrir alguma pista que indique como a história do personagem chegou ao ponto no qual o encontramos.

Tiffany, irmã da esposa de um dos amigos de Pat, também sofreu/sofre de problemas psicológicos e de uma forma estranha, se torna amiga de Pat. Porém, esta amizade tem sua cota de altos e baixos. Ela é manipuladora, honesta ao ponto de causar desconforto e se irrita com extrema facilidade. Mas, ao mesmo tempo, ela parece ser a única que entende verdadeiramente Pat. Isto faz com que o relacionamento que poderia parecer estranho, seja fácil, natural e funcional para eles.

Para mim, o primeiro verdadeiro problema veio com o futebol americano. Facilmente, no mínimo um quarto do livro é dedicado aos jogos, se passando em estádios (antes, durante e/ou depois de uma partida). Fora isso, o tema é recorrente e bastante exagerado no resto do livro também, com a família assistindo jogos, brigando ou simplesmente conversando sobre isto. Entendo que coisas importantes ocorram nos jogos, assim como é interessante ver a relação de Pat com o pai, irmão e até mesmo com o psiquiatra, tomar um formato diferente por causa da paixão compartilhada que eles têm. Mas ainda acho a frequência desnecessariamente demasiada.

Outra coisa que me incomodou bastante, é que a história está sendo conduzida por um rumo e de repente muda, como se o autor tivesse cansado e decidisse abruptamente colocar um fim na história. O próprio narrador diz que é como se aquela parte da vida dele estivesse acelerada e também é esta a sensação que o leitor poderá ter ao chegar nesta parte. Da mesma forma, o final me pareceu um pouco forçado e abrupto, embora não tenha sido totalmente insatisfatório. Basicamente, é o rumo que eu esperava que a história tomasse, só não aconteceu da forma como eu teria preferido.

Um detalhe que gostei foram os nomes dos capítulos que são criativos e divertidos. Porém, os capítulos em si são longos, algo que particularmente não gosto muito. Por outro lado, a edição virtual está ótima, e não lembro de ter encontrado erros de tradução.

Como sempre, pretendo ler outro livro do autor antes de formar minha opinião final. Mas, este livro definitivamente não entra para os meus favoritos. Em questão de recomendações, talvez recomendasse para o público masculino, que parece mais receptivo à história. Além disso, não é um livro que você termina e pensa "perdi meu tempo", de qualquer forma. Acho a ideia até bastante interessante, só não gostei do desenvolvimento mesmo.


Nota: 4 | Avaliação: ★★☆☆☆ (Razoável)


Share on Google Plus

About Anna Laitano

12 comentários:

  1. Eu gostei muito desse livro, e tenho que dizer que descordo muito com certos pontos negativos sobre o livro em sua resenha, não me entenda mau, mas esse livro é tão bom... É o tipo de livro que te faz senti inúmeros sentimentos ao mesmo tempo, sorrir, ter vontade de chorar, enfim, achei tão maravilhoso até a ultima página. Mas respeito seu ponto de vista. Embora discorde que o livro seja razoável.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, também respeito totalmente a sua opinião. Aliás, vi muitas resenhas positivas sobre este livro, então acho que sou minoria mesmo. Mas fico feliz que você tenha gostado mais do que eu, e agradeço por deixar um comentário contrário de forma educada :)

      Excluir
  2. foi sua decepção e minha também pq adorei o filme e estava querendo muito ler o livro :(
    você viu o filme ou vai ver?
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou ver, Mah. É que depois da decepção com o livro, perdi um pouco o interesse... Mas você recomenda o filme? É muito diferente do livro?

      Excluir
    2. eu não li o livro, só vi o filme. E gostei bastante, dizem que o filme é mais comédia, e o livro mais drama.
      Anna, te indiquei numa tag lá no blog =)
      felicidadeinventada.blogspot.com
      bjs

      Excluir
  3. Eu tÔ muito afim de ler esse livro, vi o filme e me apaixonei :0

    Ótima resenha, beijos :8

    http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desculpe discordar dos seus pontos negativos expostos do livro, pois a história exibida no livro é perfeita. A essência dos personagens que são super cativantes e os conflitos entre eles e o enredo são incrivelmente escrito.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, adoro receber opiniões diferentes, porque elas me ajudam a pensar (e repensar) alguns pontos da história. Mas é como eu disse no final da resenha, eu não achei a ideia ruim. Em essência, gosto bastante do tema e tudo o mais, mas o que não curti foi o desenvolvimento. Uma pena. Mas quem sabe no futuro eu releia e mude de opinião, né? :)

      Excluir
  5. Oi Anna, eu concordo com você, eu consegui esse livro emprestado aqui no bibliosesc de São Paulo, e quando acabamos de ler não é um livro que dizemos, nossa que porcaria, joguei dinheiro fora, mas ainda bem que não comprei.

    Acho que eu estava tão ansiosa para ler este livro, fui com muita sede ao pote, e quando terminei de ler, não era quase nada do que eu esperava... O filme a mesma coisa (e aquela dança, o que foi aquilo...)

    O livro realmente se passa muito e se fala muito de futebol americano, acho que um dos temas mais importantes do livro é o futebol americano o que me deixou um pouco perdida. Mas eu até gostei do livro em si. Logo também irei colocar a minha resenha lá no meu blog. Eu gostei da sua resenha, está bem clara, mostrando o seu ponto e opinião sobre o livro bem objetivo.

    Bjkas
    Marina :)

    Blog Leituras e Afins
    http://afinsdaleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o livro esses dias, e pelo visto já estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito desse livro. Para mim, foi uma das melhores leituras de 2013.
    Gostei da resenha. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro. A questão do futebol americano, na minha opinião, serviu de base para o desenvolvimento dos personagens secundários e o envolvimento deles com o Pat. Fiz uma resenha, comparando o livro e o filme no meu blog: http://bendittoblog.wordpress.com/2013/10/13/resenha-o-lado-bom-da-vida-livro-mais-filme/

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!