Resenha: Fora de mim - Martha Medeiros


Título: Fora de mim
Autor: Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Páginas: 136
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega é um vício sem saída.


Sempre ouvi muitas pessoas falarem sobre os livros desta autora, então nutria uma curiosidade por conhecer-la. Um dia, topei com uma oferta do submarino e decidi dar uma chance. Pena que o resultado foi decepcionante.

Em Fora de mim temos uma mulher recém-separada que passa pela obsessiva negação, raiva, depressão e todos os outros sintomas de um fim de relacionamento.

O problema é que a protagonista é irritante. O livro é basicamente um monólogo, a maioria se passa nos pensamentos e devaneios da narradora, tendo poucos diálogos. Também é dividido em três partes, das quais a primeira é a pior.

A ideia é boa, e o por dividirmos o ponto de vista da narradora, poderíamos nos cativar, mas ao invés disso me senti irritada e perplexa. Ela é obsessiva, fraca e chega a um estado tão lamentável em alguns momentos, que tive vontade de fechar o livro e desistir. Acho que as mulheres já são suficientemente vistas como as que sofrem e se descabelam com o fim do relacionamento, e por mais que a história retrate uma parte realmente existente das mulheres, não deixa de ser um pouco degradante. Quero dizer, ela chega ao ponto de ficar cheirando a escova de dente que o marido deixou para trás, pelo amor de Deus!

Felizmente, as coisas melhoram um quando a protagonista começa a superar a separação. A narração passa a ser permeada de frases interessantes, mas que ainda assim não salvam a má impressão inicial que causou. A protagonista (cujo nome sequer é referido durante as mais de cem páginas, prova de como a narração é interna dela consigo mesma) se apega continua a se apegar a coisas banais durante um bom tempo, além de demorar terrivelmente para finalmente seguir em frente de verdade, e quando finalmente o faz a narração é rápida e superficial.

Quanto à edição, devo dizer que não gosto muito da capa, porque remete à ideia de uma história de terror ou suspense (especialmente quando associada ao título). Por outro lado, embora as folhas sejam brancas, as letras são grandes e o espaçamento (tanto entre as linhas quanto das margens) permite uma leitura confortável. A única parte não tão confortável aos olhos é a cor da capa de trás, que é daquele amarelo neon, um pouco esverdeado e extremamente brilhante.

Consigo imaginar este livro como uma peça de teatro que se bem adaptada, pudesse realmente ficar boa, mas não gostei da ideia apresentada em livro. Não me convenceu e me fez perder a vontade de conhecer mais da autora, por enquanto. Provavelmente darei outra chance futuramente, mas Fora de mim não é o começo que eu recomendo, caso você, assim como eu, nunca tenha lido nada de Martha Medeiros.
E assim caminhávamos para o despenhadeiro de mãos dadas, unidos pelo desespero de querer tanto um ao outro e não vislumbrar atalho algum que nos desviasse da queda. (p. 78)
Nota: 4.5 | http://assets.tumblr.com/javascript/tiny_mce_3_3_3/plugins/pagebreak/img/trans.gifAvaliação: ★★☆☆☆ (Razoável)


Share on Google Plus

About Anna Laitano

5 comentários:

  1. Também não gostei muito desse livro não. E concordo a protagonista, é um PORRE.
    Você ainda foi feliz que terminou o livro, já eu desisti pelo meio do caminho.

    Beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e não fiquei nem um pouco interessada, já não tenho paciência com a maioria dos personagens que as outras pessoas tem, imagina com essa.

    ResponderExcluir
  3. ja eu amei *_* acompanho o trabalho da martha e esse foi um dos melhores livros dela que ja tive chance de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também é um dos meus preferidos, houve uma época que carregava comigo na bolsa.

      Excluir
  4. Olá, não concordo com seu ponto de vista. Esse livro é profundo ,alcança quem viveu um amor,paixão,defina como puder, meio louco como o do livro. A emoçao em casos extremos pode passar por cima da razão ,não é a toa que existe tantos psicologos e psiquiatras , e eles tratam de dor de amor também. A autora é o maximo,sou super fã dela, não li apenas esse livro, os outros também.Bom ,cada um tem um gosto,mas conheça melhor essa autora ,e quem sabe um dia ,espero que nao, se acontecer com você algo do tipo da historia, volte a ler o livro e terá outra impressão.Kiss

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!