Resenha: Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes



Título: Dom Quixote de La Mancha
Autor: Miguel de Cervantes
Editora: Nova Cultural
Páginas: 686

Pergunta: Você conhece alguém que seja um Dom Quixote? Resposta: Sim, minha irmã. Minha irmã mais velha estava estudando sobre Dom Quixote na escola, e eis que teve essa pergunta. Ela respondeu que eu era um Dom Quixote porque sempre li demais e ela me acha meio aluada, porém, na época da questão eu ainda não tinha lido esse clássico escrito por Miguel de Cervantes no ano de 1605, daí pensei: Oras, vou pegá-lo imediatamente na biblioteca! E assim fiz, e digo mais, não me arrependo!

De nome todo mundo conhece, Dom Quixote de La Mancha. Sua história é comovente e emocionante. Um fidalgo que tinha de tudo pra ter uma vida pacata e uma morte feliz, contudo tinha o grande hábito de ler. Lia tudo sobre cavalaria e suas aventuras, Quijada (seu verdadeiro nome) lia tanto que se esquecia do mundo e até de sua única sobrinha que morava com ele. Leu tanto, mas tanto que secou seu cérebro, de maneira que perdeu o juízo, a razão e tudo mais, logo, isso se resultou em uma decisão: “(...) como para proveito da república, fazer-se cavaleiro andante, e ir-se por todo o mundo, com as suas armas e cavalo, à cata de aventuras (...)” Imaginava-se dono de muitas honrarias, lutando para proteger oprimidos!

Primeiramente, limpou uma armadura velha e enferrujada que em sua imaginação era uma armadura de última linha, que lhe protegeria de qualquer lança inimiga. Um cavalo é indispensável a um cavaleiro, então pegou seu rocin, que para o dono era um garanhão! Todo cavaleiro que se preze tem uma donzela para amar, então lembrou-se de uma velha paixão que tinha e batizou-lhe Dulcinéia. Por que Dom Quixote? Oras, ele logo pensou que precisaria de um nome mais cavalheiresco, logo se autodenominou Dom, Quixote apenas uma variação de seu nome e De La Mancha porque todos incluíam em seus nome o lugar de origem.

Começa então um monte de atrapalhadas aventuras juntamente com seu fiel escudeiro Sancho Pança, que segue sem titubear todas as loucuras de Dom Quixote. De todas as suas alucinações as incríveis são quando ele confunde um rebanho de ovelhas com exércitos inimigos, moinhos com gigantes, três mulheres da vida com donzelas entre outras.

Eu li a versão original, porém vocês podem achar o volume enorme e cansativo, mas vale à pena, pois todos aqueles que leem muito, no fundo, são um pouco de Dom Quixote.





Nota: A capa deste post não condiz com a edição citada; é de uma edição espanhola. A capa foi alterada (veja a original clicando nela) usando Adobe Photoshop, pois não foi encontrada uma imagem da capa correta com boa resolução. Até que seja possível mudar, esta será utilizada, meramente para ilustração.
Share on Google Plus

About Anna Laitano

16 comentários:

  1. Confesso que abandonei a leitura do primeiro volume. Não por não ter gostado. Só que é muuuito longo e queria ler outros. Não tenho o hábito de ler mais de um livro por vez. Um dia tenho que ler de novo.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que sou louca para ler Dom Quixote desde a época em que estudava espanhol, e isso tem já mais de 10 anos. Não sei por que nunca fui de fato atrás do livro, mas ainda lerei este clássico, com certeza. Gostei muito do post, creio que é a primeira vez que leio uma resenha deste livro!

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Adoro que o blog traga resenha de clássicos como esse, sempre acabo lembrando de livros que quero ler a anos. Pretendo ler esse logo, vou seguir a sua dica e optar pela versão original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão original tem mais de 900 páginas, espero que você não desanime o/

      Excluir
  4. Já ouvi falar muito desse livro e sempre tive uma certa curiosidade em lê-lo. Parece ser uma história muito legal, principalmente pra quem gosta de ler! hehe Não sei se lerei em seguida, livros muito grandes não me cativam muito! hehe Mas quero muito dar uma chance a essa leitura! ótima resenha, aliás, é a primeira sobre esse livro que eu leio.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. Só eu nunca li? Acho tão legal essa história. Lembro de ter lido uma vez na escola, mas era só um pequeno texto....queria ler tudo um dia, é muito legal! As aventuras dele são muito legais de ler. E de rir né, porque nossa, quanta bagunça! Muito legal esse livro (e enorme heim? Isso tudo de páginas? Oo )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com as confusões você fica de boca aberta Cristiane! É muito cômico porque tudo é levado muito a sério e eles só conseguem alguns hematomas xD
      A versão original tem mais páginas que isso, mas não se preocupe, esse e dos livros que você fica com um pouco de dó por ter terminado, pelo menos comigo foi assim (:

      Excluir
  6. Realmente o livro todo desanima uma leitora tartaruga, como eu. Mas a história já foi tão reeditada e até em quadrinhos que vale bem a pena, pelo menos pra dizer que sabe do que trata o livro. Belas metáforas!

    ResponderExcluir
  7. Eu li o livro mas faz muuiiiito tempo! Gostaria de reler pra relembrar a história!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana Carolina legal você trazer Don Quixote pra cá , acho importante as pessoas conhecerem um pouco de tudo. Sou forma em Português Espanhol e Respectivas Literaturas e o senhor de La Mancha é leitura obrigatória do curso. Muito legal. Passando também pra dizer que tem uma TAG para vocÊ lá no blog
    www.tribodolivro.com
    bjão

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma edição de Dom Quixote de 1945, é um livro de capa dura, em letras douradas. É lindo.
    Dom Quixote é um dos clássicos mais legais de todos os tempos.
    Tem toda uma poesia e arte em sua história maravilhosa.

    Beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. esse livro é mesmo bem legal acabei me divertindo nessa leitura amei bjs:)

    ResponderExcluir
  12. Essa edição da Nova Cultural tem o texto integral?
    por favor, responde rs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas julgando pela quantidade de páginas eu diria que sim. Vou confirmar com a Bia (que fez esta resenha) e te dou um retorno, tá? :)

      Excluir
  13. Estou lendo ele no momento, mas é apenas uma adaptação. Realmente estou gostando muito dele, além de ser mt bom!
    http://neuroticaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!