Resenha: A Letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne


Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra “A” de adúltera bordada em seu peito. Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante. Aclamado desde seu lançamento como um clássico, A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.

Título traduzido: A Letra Escarlate
Título original: The Scarlet Letter
Autor: Nathaniel Hawthorne



             Imagine-se na Nova Inglaterra (Estados Unidos da América) do século XVII, dominada por puritanos. Este é o cenário de A Letra Escarlate, escrita por Nathaniel Hawthorne publicado em 1850. 

             Vamos acompanhando a história de Hester Prynne, uma mulher casada que vai para a cidade de Salém sem seu marido, pois ele iria depois enquanto ela arrumaria a casa para sua vinda. O dito marido demora anos para voltar e de repente Hester aparece grávida! Oras, como pode uma mulher casada, mas que o marido não está presente, engravidar? Logo, a sociedade puritana chega à conclusão: Adultério! Sendo assim, Hester é presa e passa sua gravidez atrás das grades. Ela se recusa a dizer quem é o pai da criança e como foi seduzida. Sendo assim, todos afirmam que está gravida do demônio. Ela dá a luz a uma linda menina e a nomeia de Pearl. Logo após o nascimento, Hester e Pearl são levadas a um cadafalso onde toda a multidão assiste sua sentença: Levar para sempre a letra A em cor escarlate em sua roupa até morrer, como símbolo de seu pecado e após a morte, será lapidada a letra em sua tumba. 

             É, não vou dizer que é um livro feliz, pelo contrário. Hester é humilhada e ignorada por todos e sua filha Pearl vai crescendo sozinha, pois ninguém quer brincar com a filha do demônio. Acontece que o espetacular desse livro é a ironia. Em certo momento a peste negra (você sabem, a doença das pulgas dos ratos) chega à cidade, Hester não é atingida e acreditem, ela cuidou de todos, foi enfermeira daqueles que a ignoravam e imaginem, na enfermidade até clamavam por ela, mas aqueles que se curaram não tiveram piedade e não agradeceram, continuando a ignorá-la como se nunca tivesse precisado dela. 

             Pearl, apesar de ser criança é a personagem mais adulta e perspicaz que você consiga imaginar. Com três anos de idade ela tem vontade própria e tem resposta pra tudo. Não aceita ambiguidade no que dizem pra ela e busca resposta sozinha se você não as falar. A igreja tenta tirar a criança de Hester, mas depois de uma entrevista, a mãe consegue manter Pearl junto de si, pois é a única pessoa que tem em sua vida. 

             Há mais dois personagens importantes na história, o doutor Roger Chillingworth e o padre Artur Dimmesdale. Esses dois são a chave para o segredo de Hester Prynne. 

             E não, não vou contar pra vocês quem é o pai da Pearl ou o que acontece com Hester Prynne. Paro aqui minha resenha deste livro tão intenso, pesado, de história poderosa que mexe com nossos sentimentos e muitos leitores já me afirmaram que ficaram com olhos marejados no final da narrativa. Nathaniel Hawthorne fez este livro para demonstrar sua repulsa pelos puritanos, que se diziam santos, mas que era uma sociedade podre, vivendo de aparência e julgando as pessoas (principalmente mulheres, acusadas de bruxaria) sem ao menos ouvir-lhes a sua versão da história, sendo que muitos que julgavam, cometiam os piores pecados impostos por eles mesmos. É um ótimo e autêntico clássico.



   

Share on Google Plus

About Anna Laitano

1 comentários:

  1. Eu já tinha visto esse nome, e nem sabia o que era. Me interessei pelo livro, e preciso mesmo ler alguns clássicos!
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!