Resenha: O amor nos tempos do blog - Vinicius Campos



Título: O amor nos tempos do blog
Título original: El amor en los tiempos del blog
Autor: Vinicius Campos
Tradução: Vinicius Campos
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 93

Desta vez, o que me atraiu no livro não foi a capa, nem o sucesso. Não, além do título, o que me fez comprar foi o tamanho, afinal, seria uma leitura rápida e que prometia ser interessante. Se estava fascinada ou decepcionada ao final? Difícil dizer...

O que você faria se estivesse perdidamente apaixonado e sem coragem de se declarar? Ariza, um garoto de treze anos, decidiu escrever um blog. Tudo começou quando ele foi à biblioteca devolver um livro e deu de cara com uma linda garota. Ela sorriu para ele, e isso bastou para que Ariza se encantasse. Assim, de encontros e desencontros, e de blog em blog, esta trama vai sendo construída - como se constroem muitas histórias de amor hoje em dia.

Primeiramente, preciso destacar que adoro o fato de o livro ter sido traduzido pelo próprio autor. Acho que nenhuma tradução pode ser tão fiel quanto a de quem escreveu o original, não é? De fato, eu gostaria de um dia traduzir meus próprios livros também. Mas, voltemos a história: O título é algo que eu geralmente reclamo bastante, especialmente nas traduções, mas, neste caso em particular, fica claríssimo no decorrer da história que a intenção realmente foi fazer a ligação com o livro O Amor nos Tempos do Cólera (afinal, o livro é citado inúmeras vezes na história).

Outro ponto positivo do livro é que além de curtinho, o o formato escolhido (o uso dos blogs) garante uma leitura super rápida. Acho quase impossível alguém não ler de uma "pegada" só. Ainda comentando sobre o formato, acho legal que os autores estejam modernizando os livros, inserindo a realidade virtual atual cada vez mais nas páginas. Há muito a se trabalhar nesse plano, podendo garantir bons resultados.

Bom, apesar de até agora ter evidenciado os pontos positivos, tenho que explicar o motivo de eu ter atribuído uma classificação baixa ao livro. Pois bem, o motivo é que a história, para mim, foi bem previsível. Embora um pequeno fato tenha me surpreendido, não foi o suficiente para me animar depois da previsibilidade de outros acontecimentos. Além disso, senti que a história ficou um pouco superficial, de forma que os personagens nunca ficaram tão profundos como eu gostaria. Acho que depois de ter lido
@mor (
outro livro que se passa no mundo virtual, através de trocas de e-mails), esperava algo tão intenso quanto, ou pelo menos próximo, que também acontece no mundo da internet, esperava algo tão intenso quanto. O grande problema, como sempre foi, portanto, a expectativa.

Como uma leitura juvenil, rápida e descontraída, indico. Inclusive, a mensagem da história é bonita, sim. Mas, se a sua busca for por algo mais complexo e profundo, não é exatamente este o livro certo. Afinal, ele é fofo, mas é previsível.

Avaliação: 
★★☆☆☆ (Razoável)
Share on Google Plus

About Anna Laitano

2 comentários:

  1. Quero ler esse livro, tipo, muito!!!
    Amei o blog querida! Seguindo <3
    http://lelusantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito rápido pra ler, porque além de fininho, você não consegue soltá-lo!
      Passarei lá no seu blog também :)

      Excluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!