Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green


Título: A culpa é das estrelas
Título original: The fault in our stars
Autor: John Green
Tradução:
Renata Pettengill
Editora: Intrínseca
Páginas: 288

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que este é um livro bastante singular, apesar de o tema já ter sido explorado várias vezes. O livro é muito bom, como dizem as várias resenhas por aí, e realmente merece elogios. Eu mesma devorei-o em dois dias. Se ainda está em dúvida, leia o post a seguir e eu tentarei acabar com elas (por mais que seja difícil falar sobre algo que a gente tenha gostado).


 Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Eu comprei o livro, mas como eu sentia que não ia conseguir concluir nem a minha meta de leitura deste ano, fui deixando-o de lado e esperava lê-lo no início de 2013. Um pequeno imprevisto, porém, mudou isso. Uma ideia que poucos entenderam, decidi ler este livro enquanto fiquei internada durante alguns dias de novembro.

Mas A culpa é das estrelas me pegou desprevenida. É um livro sobre câncer, sim, mas de jeito nenhum é um livro sobre hospitais. E isso foi uma agradável surpresa.

O grande diferencial desse livro é justamente o local em que ele se passa: Um grupo de apoio, um shopping, uma viagem... Não é um livro sobre a morte de um paciente com câncer, é sobre a vida deles. Como é ter que aceitar o seu “conjunto limitado”, e lidar com os obstáculos conforme aparecem. Acima de tudo, mostra que, independente da situação, não existem apenas os dias ruins.

Os personagens são tão críveis, que chega a ser assustador. Eles têm sim os medos deles, mas eles também sabem usar um humor irônico e lutar para aproveitarem a vida que ainda lhes resta. Eles não deitam em uma cama de hospital e choram e esperam a morte. Eles desafiam a doença; eles vivem.

Então, se o que você quer é um livro sobre câncer – com nomes médicos, drama e muitas lágrimas – leia A guardiã da minha irmã, da Jodi Picoult (resenha em breve!). A culpa é das estrelas é um livro sobre os “efeitos de estar morrendo”. É um livro para reflexão, não para lágrimas (não, eu não chorei lendo). Este livro usa o sarcasmo para transformar duras realidades em algo leve de se ler. Claro, nem por isso deixa de ser triste. É um livro que te comove, mas que te faz querer repensar as coisas e aproveitar melhor o seu conjunto de números, fazer o seu infinito valer à pena.

O livro veio em um momento muito delicado e importante da minha vida (não apenas porque eu estava internada), então é um livro pelo qual eu tenho muito carinho. É um livro intenso e apaixonante, que você simplesmente precisa parar tudo o que está fazendo agora e ir comprar/ler. Sério, é um livro especial.

Então, para encerrar o post, deixo a citação (foi difícil escolher) que mais me marcou neste livro, e que faz um sentido absurdo:


Citação: “Parecia que tinha sido, tipo há uma eternidade, como se tivéssemos vivido uma breve, mas infinita eternidade. Alguns infinitos são maiores que outros.” (p. 210)

Nota: 10 | Avaliação: ★★★★★ (Ótimo) 



Share on Google Plus

About Anna Laitano

27 comentários:

  1. quero muito ler esse livro. parece ser ótimo c:

    ResponderExcluir
  2. A leitura parece ser interessante.

    Abrços

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, além de ter ouvido ótimas críticas ele tem uma sinopse interessantíssima.. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia-o quando puder, é mesmo uma boa leitura. Além disso, é rapidinho, você acaba ficando presa e não consegue soltá-lo! :)

      Excluir
  4. Nenhum livro mexeu tanto comigo quanto A Culpa é das Estrelas (nota-se pelo número de gifs na minha resenha: http://thebookisontheshelf.blogspot.com.br/2012/11/comentando-sobre-culpa-e-das-estrelas.html).
    É intenso, apaixonante, brutal, incrível! John Green é um autor maravilhoso. Seus personagens são tão autênticos que chega a assustar. Enfim...foi um prazer ter meu coração partido por ele. :3

    Beijos!
    http://thebookisontheshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro marcante, sem dúvidas. Chegou perto de entrar para os meu favoritos, inclusive. Só achei que terminou de uma forma um pouco repentina, mas nada que tire o valor da história, é claro. Afinal, John Green nos deu um misto incrível de leveza e profundidade que nos faz devorar o livro. Muito bom mesmo.
      Beijos, Amanda!

      Excluir
  5. Amei sua resenha. Me deixou realmente com vontade de ler o livro, mesmo eu tendo lido tantas outras, as quais já me deixaram curiosa, mas a sua foi apaixonante, rsrs
    Já seguindo o blog ;D
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz.
      Leia sim, é uma leitura rápida e que vale à pena :)
      Beijo!

      Excluir
  6. Pra mim, esse não é um daqueles livros que te atraem pela capa, só depois de algumas resenhas que a gente sente vontade de ler, porque são sinceras e mostram o que realmente o livro tem a te oferecer.Não gosto muito de dramas, mas li tantas resenhas positivas sobre esse livro,que realmente fiquei interessada em ler, mas não é uma prioridade de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Muita gente já me indicou este livro, só ouvi comentários bons sobre A Culpa é das Estrelas! Estou ansiosa para ler!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  8. soube que esse livro vai virar filme e eu queria muito ler o livro antes e só tenho ouvido comentarios positivos o que me estimula mais ainda a ler, mas ja sei que vou chorar

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler antes do filme! Falam tão bem *-*

    ResponderExcluir
  10. Estou louca por esse livro quero muito ler ele... Li muitas resenhas positivas e tem um colega meu que leu e amou e falou super bem do livro...Ansiosa para por as mãos em um exemplar de A culpa é das estrelas...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/4/13 21:27

    Todo mundo fala maravilhas sobre A Culpa É Das Estrelas. E ele está na minha wish list há séculos hahaha Money anda curto, então... Tenho que contorcer para não comprá-lo nas ofertas relâmpago da Saraiva ou do Submarino. Adoro histórias comoventes, sabe? E este parece ser um daqueles "reavaliando minha vida a cada segundo de leitura". Pelo visto, você foi uma das que mais se deleitou com o enredo. Parabéns pela resenha; ela me deixou com muito mais vontade de ler ^.^

    ResponderExcluir
  12. que legal que trata do câncer mas sem focar em hospitais. Adorei a resenha, o livro parece ótimo.

    ResponderExcluir
  13. Tenho, estou lendo e estou amando a cada vez mais s2

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é ótimo, e eu chorei lendo :( só confesso que o final me decepcionou um pouco, esperava um pouco mais... Mas de qualquer jeito, é perfeito

    overdoseteen.com

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha e mal posso esperar pra ler o livro *u*

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha *_* <33

    ResponderExcluir
  17. Todos falam muito bem sobre o livro, mas ainda não consegui comprá-lo... Quem sabe não ganho na promoção?! hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito lindo... Quero muito ler... Já li várias resenhas sobre ele...

    ResponderExcluir
  19. Estou ansiosa para lê-lo, pelo motivo que você disse, que não se trata de um livro sobre a morte de um paciente terminal, e sim sobre a vida dele. Todas as resenhas que li sobre o livro falavam muito bem, o que só me deixa mais curiosa. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas li muitas resenhas positivas em relação a ele. Apesar de rolar umas pitadas de humor, acho que deve ser um pouco mais sério. Quero muito ter a oportunidade de lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Eu li esse livro e amei. Não li livro fisico, li pelo computador, mas pretendo adquirir o livro fisico. A historia é muito emocionante e ele soube escrever sobre um tema tão serio de um jeito mais leve.

    ResponderExcluir
  22. Eu quero rir, quero chorar e vou querer mais lendo esse livro :D EUU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO GANHAR ESSE LIVRO *-* RSRS

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!