Resenha: A menina que roubava livros - Markus Zusak


Título: A menina que roubava livros
Título Original: The book thief
Autor: Markus Zusak
Tradutor:
Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.


Este livro foi uma das maiores surpresas literárias de toda a minha vida. Antes de o livro se tornar um sucesso de vendas, eu havia tentado a leitura, mas desisti. Porém, após muitas recomendações e pessoas declarando seu amor, eu decidi que era hora de tentar novamente, para entender o motivo do alvoroço. Felizmente, entendi.

O livro é diferente do que estamos acostumados, e não apenas pelo fato de a história ser narrada pela própria Morte, mas em sua estrutura também. O autor faz com que a leitura não seja longa ou monótona, fazendo quebras interessantes que além de garantirem que o leitor continue interessado, marcam o estilo narrativo do livro com esse diferencial. Além disso, a narradora faz ganchos com os quais é impossível você não ficar curioso.

A história é sobre Liesel Meminger e seus três encontros com a morte. Tudo começa quando a garota é mandada para viver com uma família adotiva durante o período da Segunda Guerra Mundial. A partir disso, acompanhamos a vida de Liesel, então analfabeta, e sua adaptação à vida com os Hubermann, na casa de número 33 da rua Himmel.

O que desanima a muitos leitores é o ritmo da história. Por se passar em um período turbulento da história, muitos esperam um início mais dramático, rápido ou, no mínimo diferente. Afinal, o que encontramos é Liesel arrumando confusões, aprendendo a ler, jogando futebol com Rudy, conversando no porão com Max... E é isso que faz toda a diferença. Acompanhamos os personagens durante tanto tempo, com uma rotina tão bem descrita, que ficamos apegados a eles. Ainda assim, confesso que só percebi isso no final da leitura. Antes disso apenas pensava: “É um bom livro, mas ainda não entendo porque conquistou tantas pessoas”.

Outra coisa que desanima alguns, é o uso de metáforas que, sim, às vezes são um pouco exagerados, mas que não interferem na grandeza e genialidade do desenrolar da trama. Apenas fará o leitor fazer algumas caretas para certas expressões.

A história é uma crítica maravilhosa e que faz refletir sobre a guerra e suas consequências, e o clímax do livro me surpreendeu, levou às lágrimas e é simplesmente fantástico. E, apesar de Liesel não ser a personagem mais interessante da literatura, é fácil criar empatia com ela e com os outros personagens do livro, afinal, todos têm algo positivo, por mais dura que sua fachada pareça ser.

Infelizmente, esta é uma daquelas histórias que comentar muito a respeito pode estragar a maravilhosa experiência, então concluirei pedindo apenas um favor: Leia este livro! Pode não ser agora, mas o faça em algum momento. Não importa que demore, apenas confie em mim quando digo que o livro vai mexer pelo menos um pouco com você. É sem dúvidas um must read, que eu recomendo totalmente! Aliás, já tem elenco definido para a adaptação cinematográfica, então, se você gosta de ler o livro antes, é um bom momento para isso. Só um último alerta: será difícil ler outro livro depois desse, pois você ainda estará muito apegado a este universo — ou seja, sofrerá da famosa ressaca literária.
Citação: “Os seres humanos me assombram.” (p. 478)
Nota: 10 | Avaliação: ★★★★★ (Ótimo)



Share on Google Plus

About Anna Laitano

11 comentários:

  1. Oi flor. Te indiquei um meme (:
    Olha lá.
    http://carinhodaspalavras.com.br/?p=645
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Esse livro é muito perfeito. Também indico a todos.
    Li por indicação da minha mãe. E AMEI!
    Só sei que no final chorei muito, mas muito. Não sei se era pelo que acontecia, ou porque o livro acabou, porque para mim esse livro podia não ter um fim! Me apeguei demais com os personagens.
    Bjs,

    duasamigas-variosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não chorar no final deste livro? Acho que não conheço ninguém que não tenha chorado. Também fiquei com essa dúvida, acho que foi pelas duas coisas. É triste quando um livro tão bom termina. Fiquei até de ressaca literária por uns tempos após terminar, porque simplesmente não conseguia ler outro livro.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olha não importa quando e nem quantas vezes eu vejo uma resenha desse livro ou qualquer coisa que o mencione eu tenho que parar para ler, saber o que a pessoa achou e sentiu ao folhear essas páginas.
    Achei ele um livro incrível, mesmo me perguntando as vezes o por que de tanto, mas me prendeu e me conquistou e isso já me basta.
    Muito bom o que você escreveu... também aconselho todos a lerem e indico sempre que posso.
    beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sabe, acho que agora também vou ficar assim. Antes eu pensava "Nossa, mais um que caiu de amores por esse livrinho". Agora eu me juntei ao grupo. Acontece, fazer o que. Na verdade, que bom que aconteceu, rs.
      Beijos!

      Excluir
  4. Confio totalmente em você quando diz que o livro é um must-read e que mexerá com o leitor. Ainda não o li, mas há anos morro de vontade. E por que raios ainda não li? Nem eu sei! Não tenho o livro, mas vou dar um jeitinho de consegui-lo via troca do Skoob, ou comprando mesmo. Quero ler e espero que o faça em um futuro próximo!

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que eu era a única pessoa que ainda não tinha lido, rs. No começo pode até não ser tão interessante, mas continue lendo porque eu garanto que valerá muito à pena! Acho que no skoob deve ser fácil achá-lo para troca, mas sempre tem alguma promoção dele nas livrarias virtuais também... Boa leitura!
      Beijos!

      Excluir
  5. Um dos meus livro preferidos.
    Amo esse livro de coração. Ele é tão demais.
    Chorei nas duas vezes que li :D

    Beijinhos.
    carinho das Palavras

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna, eu li este livro em 2011 e ainda me lembro muito bem da sua maravilhosa história. Também coloquei a rsenha lá blog esses dias.

    Esse livro realmente merece ser lido, ele é lindo e ele realmente meche com quem está lendo. Agente se envolve tanto com a história de Liesel que acabamos sentindo todas as emoções que o livro passa.

    O legal é que agora irá virar filme, eu só espero que eles façam um filme digno do livro e que não estraguem a história.

    bjkas
    Marina :)
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que quero muito ler e pretendo fazê-lo antes do filme. E obrigada pelo aviso, vou me preparar para a ressaca :)

    ResponderExcluir
  8. adorei esse livro também. Adoro tudo que fala sobre a Segunda Guerra Mundial, então rs
    é muito legal o amor da Liesel pelos livros, a relação dela com o pai, e o beijo que ela deu no Rudy depois de morto, triste demais =(

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!