Resenha: As delícias da fofoca (Gossip Girl #1) - Cecily Von Ziegesar


Título: As delícias da fofoca
Título Original: Gossip Girl

Autor: Cecily Von Ziegesar
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Neste primeiro volume, a estonteante loira Serena van der Woodsen volta de uma longa viagem que fez a Europa, depois de ter sido expulsa de seu colégio europeu. Mas parece que sua melhor amiga Blair Waldorf não está tão contente com sua volta. Só de pensar que a sua amiga iria tomar seu posto de mais popular do colégio já sentia calafrios. É então que uma série de fofocas e boatos sobre Serena começam a rolar pelo mundinho destes adolescentes, deixando-a afastada de todos. Era tudo o que Blair queria: ser o centro das atenções e manter seu namorado Nate longe da rival. Será que Serena irá agüentar tanta solidão? (Fonte: Skoob)

"As delícias da fofoca" é o primeiro volume da série Gossip Girl, que originou a famosa série de televisão. Como acompanhei a série até o final e já havia tentado ler este livro antes, decidi dar mais uma chance e tentar novamente. Mas a dúvida continua: Qual é o segredo?

A história do primeiro volume, assim como do piloto da série televisiva, gira em torno da volta de Serena, que estava em um internato. Ao voltar, S tem que lidar com a indiferença de seus amigos, que espalharam milhões de boatos sobre ela e nem eles mesmos sabem mais em que acreditar.

Esses boatos, em boa parte, vem do site de fofoca Gossip Girl, assinado por uma fonte que se esconde sobre o pseudônimo que dá nome ao site, e que sabe de tudo o que acontece com a elite do Upper East Side. Sem nunca se revelar, é esta personagem que guia a narrativa da história do começo ao fim.

O cenário principal é, obviamente, o Upper East Side. As escolas preparatórias, o MET, hotéis e festas são uma constante no universo do livro e são nesses lugares, disfarçados com sorrisos, que acontecem os problemas. Afinal, por ser parte da elite, os adolescentes podem fazer de tudo, desde que não causem vexame a família (tirando notas insuficientes, fazendo escândalo, etc). 

Ainda assim, os personagens são fracos e pouco explorados e as relações entre eles (namoros, amizades e até família) são cobertas por falsidade e disputa para descobrir quem é o melhor. Os conflitos são superficiais e você provavelmente vai se ver pensando, em algum momento: "Por que eu estou lendo isso?". Mas é esta a questão. Apesar de tudo isso, há algo que faz com que você se importe com eles e queira saber o que vai acontecer. De alguma forma, somos as pessoas que acessam o site da Gossip Girl. Aquelas pessoas que falam mal do grupo, mas querem pertencer a ele e saber o que está acontecendo nele. 

Eu vou arriscar mais uma vez e dar uma chance ao segundo volume, embora, por enquanto, eu ainda prefira o seriado.


Nota: 6 | Avaliação: ★★★☆☆ (Bom

Share on Google Plus

About Anna Laitano

10 comentários:

  1. Olá!
    Eu comecei a assistir a série, mas não cheguei a assistir toda, porém, do que vi gostei muito e tenho muita curiosidade em ler os livros, apesar de pensar o mesmo que você pois acho que a série fica muito bem na TV mas em livro não seria tão empolgante.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série conseguiu transformar os personagens de forma que eles ficaram mais cativantes. No livro, não senti tanta conexão com eles. É interessante, talvez uma leitura válida para um dia preguiçoso, mas realmente não é a sétima maravilha.

      Excluir
  2. Esse foi o único livro que eu realmente abandonei, o enredo era fraco para o meu gosto e nenhum personagem conseguiu me cativar. Acho que é um dos poucos casos que posso dizer que a série é melhor que o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a série passou algo que nos livros não senti. Um dos poucos casos em que senti isso também.

      Excluir
  3. Não acho muita graça nesses livros, não conseguiu me chamar atenção....é bom só por ler mesmo mas eu não acho que leria, o jeito dele é muito sem graça pra mim. Quem foi fã da série é que deve gostar mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora a série tenha sido baseada nos livros, acho que depois da série, muitos fãs deram chance aos livros... Mas não são livros que vão mudar o mundo, são apenas uma leitura interessante, no máximo. Não sei se para quem nem curtiu a série, seria legal.

      Excluir
  4. Não leria... Acho bem cruelzinha essa disputa velada entre as meninas que existe, sim. Claro que num romance isso fica sob uma lente de aumento. Mas esses sentimentos de inveja, egoísmo e orgulho permeiam as relações de maneiras tão sutis, às vezes, que nem nos damos conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, é algo que existe. Como você bem colocou, o livro aumenta isso (ainda mais em uma elite, onde ser o melhor é o mais importante). O problema, é que isso faz o livro parecer um pouco fútil e superficial. Talvez, de outra forma, com outro grupos de personagens, fosse melhor... É difícil dizer com certeza.

      Excluir
  5. eu li o primeiro e gostei, mas concordo com vc. Mas a sua resenha tb ficou superficial, porque todo que vc disse tb tem na série, não falou sobre as particularidades do livro, pq são elas que fazem a diferença, oq vc contou acontece nas duas. Por exemplo, eu fiquei bem chocada com o fato de todos fumarem, tem gente que não gosta por não ter Chair, etc
    ainda quero ler os outros livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, é basicamente o piloto da série, por isso não falei de Chair. Não li todos, então não sei se eles ficam juntos em algum momento ou não, mas na série, no começo eles também não estão. Talvez realmente tenha ficado faltando falar alguns detalhes, mas era pra ser uma primeira visão (inclusive para quem não conhece a série) então optei por comentar menos do que acabar me empolgando e dar spoilers. De qualquer forma, talvez no futuro, se e quando eu terminar os livros, eu faça um post comparando as duas.

      Excluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!