Seriados com inspirações Sherlockianas




Sherlock Holmes é um dos personagens mais clássicos da literatura mundial, certo? Para quem já leu, o motivo está claro. E para quem acha que não conhece nem ao menos um conto de Arthur Conan Doyle, a verdade é que você se surpreenderia ao ler. Nem digo isso tanto pelas histórias em si, mas pelo quanto você se surpreenderá reconhecendo nos métodos do detetive, traços familiares, que graças a ele se tornaram marcas da literatura policial. 

Porém, recentemente, nosso morador da Baker Street não pode mais ser contido entre páginas de um livro. Com frequência cada vez maior, as histórias do detetive (ou pelo menos suas características principais) estão dando base a seriados de televisão. Embora, como já dito, essas características se tornam mais comuns a cada instante e a maioria dos personagens possui algumas, em alguns seriados é inegável ver as relações. 

Então, já que eu ando em um momento super seriadora, decidi dividir com quem também tiver um lado Sherlockiano, algumas sugestões de seriados. Cofira:



House M. D. (2004 - 2012)
House é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau-humor, ceticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles. A ação passa-se num hospital universitário fictício chamado Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, na cidade de Princeton no estado de New Jersey, nos Estados Unidos.

Um dos primeiros seriados com bases Sherlockianas, House também é um dos mais conhecidos e criativos. Isto porque, este é um dos poucos seriados inspirados no detetive britânico que não tem como foco a área policial. Ainda assim, as semelhanças são inúmeras, a começar por seu melhor amigo, o Dr. Wilson, que é a parte mais emocional de House. Inclusive, essas brincadeiras com os nomes já deixa bem claro a inspiração dos criadores da série: Holmes tem a pronúncia parecida com "Home", que em inglês significa casa, assim como House.


Recomendo esta série a todos, porque as semelhanças com as obras de Conan Doyle são, basicamente, as que citei. E, se você gostar dos personagens, é bem provável que também vá gostar de Sherlock Holmes. E vice-versa.





The Mentalist (2008 - Presente)
Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium vidente, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente para as autoridades da Califórnia, resolvendo um número considerável de crimes complicados e procurando incessantemente por Red John, o assassino em série que matou sua esposa e sua filha. Todos no departamento reconhecem o mérito de Jane em solucionar uma série de casos difíceis – mas nem todos são fãs de suas atitudes, como a agente Teresa Lisbon, que resiste em tê-lo na sua unidade.
Embora eu sempre tenha dito que o Jane tinha algo Sherlockiano (afinal, foi justamente por isso que comecei a acompanhar a série!), foi apenas recentemente que descobri uma entrevista em que os produtores confirmam que tinham essa intenção. Se bem que só com uma olhada já dá pra perceber: Patrick, assim como Sherlock, é consultor da polícia, seu poder de dedução a partir da observação é o seu maior talento, tem um inimigo tão inteligente quanto ele, e apesar de não ser antissocial como Holmes, são poucos os que ele permite que se aproximem verdadeiramente. Então seria Lisbon o Watson de Jane?


Recomendo entusiasticamente, porque a série não tem o reconhecimento que merece. A resolução dos crimes (especialmente nas primeiras temporadas) são simplesmente geniais e as season finale são quase sempre de tirar o ar, conseguindo fazer em um episódio o que muitas concorrentes não conseguem em uma temporada completa. E se você já leu Sherlock Holmes, com certeza perceberá a semelhança nos métodos investigativos entre os dois protagonistas. Se não leu, assista mesmo assim, porque ainda será genial.




Sherlock (2010 - Presente)
Sherlock é uma série britânica lançada pela BBC em 2010. Criada por Steven Moffat e Mark Gatiss, traz uma adaptação contemporânea das aventuras do detetive Sherlock Holmes (vivido por Benedict Cumberbatch) e seu companheiro Dr. John Watson (Martin Freeman). Apesar da história se passar na modernidade, muito dos romances originais escritos por Arthur Conan Doyle ainda permanece na série, como o famoso endereço de Sherlock: o apartamento 221B da rua Baker Street, em Londres.

O que falar de uma das melhores e mais inteligentes adaptações das obras de Conan Doyle? Recriar Sherlock Holmes nunca foi tarefa fácil, mas esta série consegue superar as expectativas. As atuações são ótimas e as atualizações que foram necessárias para trazer o personagem para os dias atuais não fizeram as histórias originais perderem em nada; pelo contrário, algumas ficam até melhores. Aliás, é importante mencionar que todos os episódios são inspirados em algum conto ou romance, como uma espécie de releitura dos mesmos.


Novamente, recomendo a todos, porque de qualquer forma é uma série muito inteligente. Além disso, são apenas três episódios por temporada (e ainda está na segunda!). E se você já leu Conan Doyle, você irá ter uma experiência ainda mais interessante, traçando os paralelos entre as histórias e as séries e se surpreendendo com as piadas, referências e mudanças feitas. Ótimo e super recomendado!




Elementary (2012 - Presente)
Estrelada por Jonny Lee Miller como o detetive Sherlock Holmes e Lucy Liu como a Dra. Joan Watson, a série é um drama nos dias modernos sobre uma dupla que soluciona os crimes mais impossíveis do Departamento de Polícia de Nova York. Seguindo sua derrota em Londres e o tempo que passou na reabilitação, o excêntrico Sherlock escapa para Manhattan, quando seu rico pai o força a viver com seu pior pesadelo — um companheiro sóbrio, a Dra. Watson. Antes uma cirurgiã bem-sucedida, ela perdeu sua licença junto com um paciente, três anos atrás. Agora, vê seu novo trabalho como uma nova oportunidade de ajudar pessoas, assim como a forma de pagar uma penitência.
Embora seja a adaptação Sherlockiana que eu menos acompanhe (ainda estou vendo a primeira temporada, bem devagar, enquanto a segunda já está sendo transmitida na televisão americana), reconheço que ela também tem seus pontos positivos. A ousadia de transformar Watson em uma personagem feminina, o fato de ela ser a médica responsável por acompanhar e impedir Sherlock de voltar ao vício, etc, foram mudanças que julgo como inteligentes e inovadoras. Mas atenção: A adaptação traz personagens e características, mas não é uma releitura das histórias, como o Sherlock da BBC.

Recomendo a série? Talvez para quem gosta do gênero policial, mas, até agora, ainda não fui muito convencida nas semelhanças com as obras originais. Claro, sei que é uma adaptação, mas o problema não são os personagens nem as mudanças sofridas de Londres à Nova York. O problema é que, até o ponto em que estou na série, os casos não parecem fortes o suficiente para o Sherlock que eu conheço.


E vocês, acompanham algum desses seriados? Concordam? Discordam? Conhecem outro(s) que também seja inspirado no clássico detetive? Deixe suas opiniões e recomendações!

Share on Google Plus

About Anna Laitano

5 comentários:

  1. Assim que vi esse post pensei em House! hahaha
    Nunca assisti nenhum outro! Mas tenho muita curiosidade de assistir aos outros!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  2. Gosto de "House", apesar de não ter assistido a muitos episódios.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pelo "HOUSE" e já ouvi falar bastante dos outros personagens citados. Sherlock Holmes é bem legal mesmo, embora eu nunca li, quero ler algum dia (já vi alguns filmes).

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu adoro esses temas ,
    queria muito assistir Sherlock !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Anna, adorei teu post, muito interessante. Tenho muita vontade de ler Sherlock, porém ainda não tive a oportunidade, assisto tanto a House quanto Elementary e vejo muitas semelhanças entre os protagonistas.
    Te indiquei numa Tag, dá uma olhadinha.
    http://www.mergulhadaemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!