Prateleira de filmes: As aventuras de Pi


Título: As Aventuras de Pi
Título original: Life of Pi
Duração: 127 min
Ano de lançamento: 2012
País de origem: EUA/Taiwan
Direção: Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain e O Tigre E o Dragão)
Roteiro: David Magee (Em Busca da Terra do Nunca)
Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan (O Espetacular Homem-Aranha e Quem Quer Ser um Milionário?), Rafe Spall (Prometheus)Gérard Depardieu (Asterix & Obelix e O Homem da Máscara de Ferro)
Censura: +10
Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.
O filme me surpreendeu. Todos só falavam dos efeitos de computação, mas tais efeitos serviram como adição às qualidades do filme, e não para nos distrair, fazendo-nos esquecer do filme ruim que estamos vendo. Os efeitos 3D foram usados, e brilhantemente, para tornar a história possível. Pois seria improvável gravarem um filme com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre numa mesma cena. Na verdade, os animais parecem de verdade e esquecemos que não são, o que é ótimo.

A história é narrada pelo próprio Pi, anos depois do naufrágio, numa entrevista para um escritor que deseja publicar a história dele. Vemos Pi pequeno, e a inusitada história por trás do seu nome. Vemos sua infância. E essa parte do filme pode ser bem engraçada.

O filme aborda o tema religião de modo tênue e sem preconceitos, retratado nas dúvidas do garoto Pi, que busca entender onde está o divino. E esse me parece ser o tema central do filme. A espiritualidade que temos, mesmo até quando não temos nenhuma. E o naufrágio vem para arrebentar de vez as dúvidas do garoto.

A aventura insana e impossível vai se tornando aos poucos real, a ponto de, em determinado momento, acreditarmos ser possível não ser devorado por um tigre num bote salva-vidas. Bem, eu acreditei. Da maneira que foi posto, a sobrevivência parece possível. Eu sei que é difícil uma pessoa sobreviver a um naufrágio comum, e deve ser muito mais difícil quando um tigre fica tentando fazer a pessoa de banquete. Se fizerem um cálculo, deve dar 0,001% de chances de sobrevivência. Mas fiquei convencido que, daquele jeito que foi, o tigre não foi uma dificuldade a mais. O filme é tenso e a toda hora pensamos na gente naquela situação

Acontecem coisas mais sobrenaturais no filme, e claro que não vou contar, mas cabe a quem assistir avaliar se acredita ou não. E o fim nos passa a última lição. Eu achei bem interessante, bem bonito mesmo. Há um final alternativo... quer dizer, há duas maneiras de encararmos a aventura. Não vou dizer mais nada. Só que eu achei As Aventuras de Pi um filmão!

O filme é baseado no livro homônimo, de Yann Martel. Há uma forte discussão sobre o livro ser um plágio do livro Max e os Felinos, do brasileiro Moacyr Scliar. Especulações à parte, parece que Yann confessou ter se inspirado na obra do brasileiro. Não foi plágio. Nada foi provado.

A empresa Rhythm&Hues, responsável pelos efeitos do filme, foi à falência logo após ganhar o Oscar de efeitos visuais. E os profissionais da área têm reclamado da falta de valorização perante Hollywood. Uma pena.

Nota: 9.0 | Avaliação ★★★★★


Share on Google Plus

About Unknown

10 comentários:

  1. Eu sinceramente não gostei do filme. A estória não me atraiu e eu achei sim que os produtores estavam "vendendo" efeitos especiais (não que eles não sejam importantes no filme), o que tirou o destaque do enredo em si.

    ResponderExcluir
  2. Não cosigo me interessar nem pelo filme nem pelo livro, achei a história vazia, não me atraiu, mas muitos como você gostaram do filme, e sempre vejo comentários positvos sobre ele, como disse muitos gostaram eu simplesmente não consegui me identificar com a história.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito assistir a esse filme. Todos tem falado muito bem, tanto dele quanto do livro, o que me deixa na dúvida de o que fazer primeiro, assistir ao filme ou ler o livro? hehe Só sei que a história que me espera parece ser muito interessante!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro pois o livro conta melhor é vc entendera melhor

      Excluir
  4. Bacana esse filme,mas não senti vontade de ver de jeito nenhum, fiquei só no que falaram dele mesmo e acabou. Tem efeito demais e achei a história muito mais ou menos, não gosto desse tipo não =/

    ResponderExcluir
  5. Me encantei com o trailer e quero ver o filme e tb ler o livro. Especialmente pra me aventurar com Pi e meu filho, que vai curtir muito, tenho certeza!

    ResponderExcluir
  6. Quando vi o trailer não dei nada por esse filme.
    Esse excesso de elogios aos efeitos visuais, me passaram uma sensação que o filme só se resumi a isso, sabe.
    Depois que li uma resenha e a pessoa, assim como vc, levantou a questão real do filme, até que fiquei interessada.
    Quanto ao livro não tenho vontade de lê-lo, já ao filme, daria uma chance.
    Não sabia dessa situação do suposto plágio, que coisa heim!
    Que notícia triste essa da falência...

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito assistir esse filme, mas já comecei a ler o livro!!

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o filme, foi incrivel.
    E o livro tambem

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/6/13 20:59

    gostei muito no começo pensei que era chato mas depois eu vi que ele é incrivel eu amei

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!