Três enredos principais, nenhuma salvação


Título: Meu amor, meu bem, meu querido
Título Original: Honey, sweetheart
Autor: Deb Caletti
Tradutor: Maysa Monção Gabrielli
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, de 16 anos, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...

Solicitei este livro esperando um romance leve e divertido. Nada muito profundo, até um pouco clichê, mas que me distraísse e arrancasse algumas risadas. Com sorte, talvez eu até torcesse pelo amor dos protagonistas.

Porém, embora a história tivesse todos os ingredientes para o sucesso, não consegui me relacionar com os personagens ou sentir cativada em nenhum momento. Simplesmente nada do que estava lendo me convenceu.

Ruby McQueen, protagonista e narradora da história, é uma das personagens com quem menos simpatizei em minha vida literária. Não tenho problema nenhum com a fórmula da personagem que, apesar de clichê, já me ganhou em diversas outras histórias. O problema com Ruby, "a garota certinha" de "Meu amor, meu bem, meu querido", é que suas atitudes são absurdas demais  aos meus olhos. E, infelizmente, Travis Baker, o bad boy que poderia ser a salvação da história, não é nada melhor.

A história tinha diversos pontos com potencial para serem destrinchados, quanto ao desenvolvimento psicológico/emocional dos personagens; mas, a autora preferiu abordar por outro ângulo e acho que foi então que pecou, pois os personagens perderam um pouco da veracidade. O romance ficou forçado até um pouco confuso, enquanto a relação mãe-filha ficou aquém do esperado.

Como são três histórias de personagem que se conectam, acho que uma saída interessante seria dividir a narração entre as três, equilibrando a história melhor.

Infelizmente, outro ponto que me deixou bastante insatisfeita foi a tradução/revisão. Há erros gritantes, por tradução literal que fica desencaixada. Confesso, inclusive, que este foi um dos primeiros motivos para eu não simpatizar tanto com o livro. Aliás, não entendi como com um tradutor e três revisores a história conseguiu chegar assim aos leitores quando, com uma só lida, percebi diversos problemas.

A conclusão que tirei após terminar esta história foi que, embora queira ler outro livro da autora para formar minha ideia a respeito de sua escrita (nunca julgo por só uma obra), não estou empolgada para fazê-lo em breve. Infelizmente, o melhor personagem foi Poe, o cachorro destruidor, então não é  um livro que recomendo entusiasticamente. Mas se você gosta do clichê "garota-tímida-se-apaixona-por-bad-boy" leia e tire suas próprias conclusões.

Agradecimentos especiais à Editora Novo Conceito, que forneceu o livro para resenha.


Nota: 3 | Avaliação: ★★☆☆☆ (Razoável)


Share on Google Plus

About Anna Laitano

5 comentários:

  1. é triste, todo mundo dá 2 estrelas pra esse livro =/
    pela sinopse parece tão legal, mas todos falam tb que a autora abordou pelo ângulo errado essa história que tinha potencial.
    eu ganhei esse livro, vamos ver oq eu vou achar
    bj
    http://felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, que desanimador! Tenho o livro e ainda não tive coragem de ler exatamente por isso: as resenhas nem são favoráveis, muitas não gostam...
    O pior são esses erros de tradção/revisão. Pra mim fica tão difícil ler um livro assim!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana! Obrigada por visitar o blog
    acho que eu fui a única que achou esse livro barato kk
    ah sim, é demais ver um YA mais profundo, apesar de gostar dos mais "bobinhos" também.
    Ele também é um dos meus favoritos
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oieee, olha eu bem queria saber quais foram os erros gritantes que tu achou no livro. Não achei muita coisa. E tão pouco gritante.
    Gostei do livro, até.
    É um livro bem adolescente então não dá para esperar muita coisa.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu realmente seja mais crítica, porque sou estudante de Tradução/Interpretação, então o que foi gritante para mim, não seja para os outros. Mas existem erros, sim, e a história em si também não me convenceu, infelizmente. Já gostei de outros com propostas similares, mas desta vez achei que faltou algo.
      Mas que bom que você conseguiu gostar pelo menos um pouco. Queria também ter conseguido!
      Beijos!

      Excluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!