Pilot: The Leftovers

 Pilot

Série: The Leftovers
Sinopse: Baseado no livro de 2011 publicado pelo autor Tom Perrotta, The Leftovers mostra o mundo após o arrebatamento bíblico, ou seja, quando os cristãos são levados para junto de Deus no Fim dos Tempos. A narrativa explora o que acontecerá após tal fato, focando sua atenção nas pessoas que não foram escolhidas e que seguem suas vidas no mundo após serem deixadas de lado pelo Criador.
Estreia: 29/06/2014 - Exibida aos domingos na TV americana.
Duração do episódio*: 50 min (aproximadamente)
Estilo: Serializada**
BR: Exibida pelo canal HBO Max, segundo à Folha.

(*): O tempo de duração da série não conta o tempo de comerciais. 


Trailer:


Primeiras impressões:

Pontos positivos...
 Rendimento: O piloto começa no fatídico 14 de outubro, mostrando o caos causado pelo evento, porém, sem se focar nele, logo partindo para três anos depois e apresentando os personagens com suas vidas e conflitos, e como eles estão lidando com as coisas. Por ter um elenco amplo, é difícil conseguir decorar nomes já de primeira, mas, ainda assim, o episódio foi bem dividido e introduziu o suficiente de cada um para um começo.
 Metáforas: Leftovers não é uma série para assistir, é uma série para estudar. Se você não gosta de ter que fazer pesquisa, ter que ficar pensando, debatendo e quebrando a cabeça para ver uma série, esta não é para você. Cheia de metáforas, referências e semiótica, esta série precisa ser analisada em seus mínimos detalhes – no que é riquíssima, inclusive. Mesmo quando colocada embaixo de uma lupa, você não terá todas as respostas, e esta não é a intenção. O título já deixa bem claro que a intenção da série não é focar no evento, arrebatamento ou não, e sim nas pessoas que sobraram. 
 Possibilidades: Desde o piloro a série levanta diversas perguntas, dando um leque de possibilidades para desenvolvimento. Acho isso muito importante. No começo da série a gente já consegue ver se é apenas algo para tapar buraco nos horários da emissora (embora ninguém estivesse mesmo esperando algo assim da HBO) ou se a série tem potencial e capacidade de crescer e se expandir, e aqui deu para ter certeza disso desde o piloto.

Pontos negativos...
 Duração: A série é um pouco maior do que o normal, especialmente no piloto de quase uma hora. Com o trailer, a ideia que muitos têm é de que a série será bem dinâmica e cheia de ação, mas o que encontramos é diferente, bem mais parado, o que faz o piloto parecer monótono em algumas partes. Atribuo isto à duração. Os dez/vinte minutos extras, para quem está tão acostumado com as séries de média 40 minutos, fazem uma pequena diferença.

Conclusão...
Por se tratar da HBO, muitas pessoas já vão com os elogios prontos, outras já vão com pedras não mão. Meu conselho é: ignore a emissora, e vá ver o episódio sem preconceitos. Eu mesma, que não curto a séries da emissora (admito que são boas, não tenho nada contra, apenas não são para mim), estou gostando e sendo cada vez mais envolvida por esta. Além disso, para quem já leu o livro, pode ser uma experiência ainda mais interessante, para comparar. Recomendo que veja e tire suas próprias conclusões, porque esta é uma série bem difícil de simplesmente dizer eu recomendo ou não, uma vez que é para um público mais específico.


Quero saber, alguém aí está assistindo? Para quem já está e para quem pretende começar, a melhor dica que posso dar é, acompanhe os comentários e debates pelo BDS, porque ver as interpretações, comentários e teorias dos outros é de muita ajuda para ampliar o entendimento de episódios de séries como esta.


   




Share on Google Plus

About Anna Laitano

0 comentários:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!