Sobre o futuro... (2)



Pouco mais de um ano atrás eu me sentei em frente a um computador diferente, em uma cadeira diferente, sendo uma pessoa diferente, e criei este blog. Sim, o Natal é o nosso aniversário. E que dia melhor do que o dia em que tudo começou, para contar-lhes sobre o fim?

Como já disse nesse post, estou precisando de uma mudança, e ela acontecerá em breve. No dia 31/12, para ser mais exata. Mas, como a mudança afeta ao blog e, consequentemente, aos leitores, decidi começar a explicá-la desde já. Por isso, peço que leiam o post a seguir, apesar do tamanho.

Eu estou com o projeto de um novo blog. 

Ufa, falei... Mas, calma, deixa eu explicar tudo!

Bom, o tal "novo blog", na verdade, era a ideia que eu tinha pro Querida Prateleira, no começo. Só que nos últimos tempo, eu tenho sentido vontade de colocá-lo em prática. 

Entendam: O QP foi uma adaptação que eu fiz. Eu estava naquela fase de deslumbre-pós-realmente-começar-a-descobrir-o-mundo-literário. Foi em 2011 que eu comecei a ler (e a comprar mais livros) e, por isso, no fim daquele ano, a ideia de criar um blog literário era perfeita. O casamento foi maravilhoso: eu sempre fui de me refugiar nas palavras, e com o assustador começo de faculdade espreitando em 2012, eu dei início ao projeto que hoje chega ao seu terceiro aniversário, entre trancos e barrancos, mas que chegou bem mais longe do que eu jamais imaginaria.

Três anos. Os últimos três anos foram tantas coisas! Comecei e terminei a faculdade, tive amores e desamores, vitórias e derrotas. Foram os anos mais absurdos, assustadores e obscuros que tive em meus vinte anos. Mas, sabe, eu não os trocaria por nada. Porque foi com todos esses tombos do caminho que encontrei força. Descobri o valor de amizades verdadeiras, me apaixonei pela blogosfera, realizei o sonho de ser parceira de uma das maiores editoras do Brasil (pela qual, confesso, sempre tive uma quedinha), conheci autores novatos e os vi crescer, inclusive, fiz parte desse crescimento às vezes, de um jeito ou de outro. Quase deixei de acreditar no meu maior sonho, apenas para descobrir que o que é real nunca se extingue totalmente e que a chama fraca, um dia volta a queimar com a força de um completo incêndio. Falhei, e ainda assim acertei também. O mais importante: me re-encontrei.

E é por isso que hoje estou mais forte. Forte o suficiente para tomar essa decisão. Sei dos riscos, sei das perdas, sei de tudo. Mas é algo que eu preciso. Não estou ignorando nossos anos de convivência, de forma alguma. Só pretendo mudar um pouco a abordagem, ampliar as fronteiras e melhorar todos os aspectos para vocês.

Isto é, se continuarem comigo. Torço para que continuem!

Aposto que estão se perguntando "como, afinal, será esse tal novo blog?".

Ele terá o melhor do passado do QP como base, mas terá um futuro mais amplo. Ãhn? Eu explico: livros, filmes e séries fazem parte do meu dia a dia e continuarão fazendo. Portanto, continuarei falando sobre eles por lá também. Então, estou aproveitando e levando algumas das postagens daqui para lá. Sabe, como fazemos com qualquer boa mudança? Pegamos aquelas coisas essenciais e mais importantes, e deixamos o resto de lado, para podermos começar uma vida nova em outro lugar.

O novo blog começará bem parecido com o QP, com resenhas de livros, reviews de filmes e seriados, novidades sobre lançamentos estrangeiros, etc. Porém, com o tempo vamos trazendo de volta e/ou abrindo espaço para novos assuntos. Ou seja, lá você também encontrará dicas para novos autores, debates sobre assuntos diversos, análises, tutorias, dicas sobre fotografia, matérias sobre games, e até receitas e feminices — por que não? Estou dizendo que ele será um blog livre. Onde tudo pode. Não terei mais a restrição de "somos um blog x ou y", não, seremos o alfabeto inteiro; mesmo que algumas letras sejam mais usadas, todas poderão ser encontradas lá.

Por enquanto, o QP continuará aqui. Mesmo depois do dia 31, quando anunciarei oficialmente o link e nome do novo blog, o antigo continuará aqui. A partir de 2015, este blog não será mais atualizado, mas continuará aberto à visitação, por um tempo. Porque acredito que migrar conosco deva ser uma escolha dos leitores, sem nada forçado. Da mesma forma que eu quero ter liberdade para escrever, vocês também tem  a liberdade para ler apenas o que quiserem. Só depois — um mês, dois ou mais —, visando corrigir o erro dos diversos links daqui que existem espalhados pela internet, é que faremos o redirecionamento automático.

Dentro de alguns dias estarei aqui de volta para anunciar o nome e o endereço da nossa casa, para fazermos essa mudança (espero) juntos!

Share on Google Plus

About Anna Laitano

2 comentários:

  1. Oii Anna!
    Desejo toda força do mundo para realizar essa mudança. Já passei por isso também mas como meu blog era pequeno eu fiz e pronto, mas você já tem um público e por isso exige muito quebra-pau para fazer tudo certinho.. Até o novo blog ;)
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna mudanças são sempre positivas e que devem ocorrer da mesma forma que acontece com nós mesmos: ir aos poucos, se adaptando!
    acho que um blog livre além de mais legal é mais dinâmico e talento vc tem de sobra pra tocar a ideia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!