Resenha: Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins



Título: Anna e o beijo francês
Título Original: Anna and the french kiss
Autora: Stephanie Perkins
Tradução: Fabiana Paganini de Andrade
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Confesso que, a princípio, esperava pouco do livro. Comprei-o apenas por achá-lo em promoção, somado a curiosidade tê-lo visto em sorteio, algum tempo atrás. Na época, não participei, pois não me interessei. Porém, quando comprei e decidi lê-lo... Que doce surpresa! Em todos os aspectos!
Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar em Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Étienne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Étienne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a ser?
"Adorável" é a palavra que eu provavelmente usaria para resumir o livro. Além de ser descontraído, doce e apaixonante, a história poderia acontecer com qualquer garota. A autora explora muito bem as situações cotidianas, mostrado-as de forma que toda garota se identifica e fica desejando viver. 

Anna, a protagonista, é enviada para concluir seu Ensino Médio na cidade luz, e está preocupada em adaptar-se ao novo colégio, deixar seu pretendente, família e amigos para trás, ter pouco conhecimento do idioma, etc. Chegando lá, seus problemas só aumentam, deixando-a cada vez mais confusa e com problemas pertinentes ao universo feminino, o que garante uma narração que impulsionará o leitor através das páginas, sem ficar enjoativa, arrastada ou cansativa. É um daqueles livros que você senta para ler um pouco e então se surpreende por ter lido até a metade de uma só vez.

Narrado por Anna, você realmente sentirá o coração acelerar com o dela, as borboletas no estômago e o sorriso surgindo de repente em seu rosto. É uma história leve, de um romance adolescente escrito da forma mais encantadora possível, onde até os clichês vão te encantar desta vez! 

Não há como não se apaixonar pelos cenários bem descritos de uma Paris iluminada e convidativa, seu idioma, sua Catedral, seus doces (que dão água na boca!)... E principalmente, é claro, por St. Clair, o sonho de qualquer garota. Recomendo, pois não há como não se apaixonar com  e por este livro!
Citação: "Olho para baixo e me surpreendo ao me encontrar no meio de um pequeno círculo de pedra. No centro, diretamente entre meus pés há um octógono de cobre-bronze com uma estrela. Palavras estão gravadas na pedra ao redor deste: Point zero des routes de France.- Mademoiselle Oliphant. É traduzido como "Ponto zero das estradas da França". Em outras palavras, é o ponto no qual todas as outras distâncias da França são medidas. - St. Clair limpa a garganta. - É o início de tudo." (P. 66)
Nota: 10 | Avaliação: ★★★★ (Ótimo)
Share on Google Plus

About Anna Laitano

3 comentários:

  1. Bom dia! Mais um q estarei lendo em breve! Depois de tantos encantamentos, estou ansiosa para me encantar tbm! Ótima dica pra 2013, já ainda tenho q concluir minha meta de leitura de 2012! :) Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma doçura, bem fofo mesmo. Acho que você vai gostar. Para a minha meta do ano que vem, coloquei "Lola e o garoto da casa ao lado", da mesma autora. Vamos ver se é tão encantador quanto...
      Beijos!

      Excluir
  2. Li "Anna e o beijo francês" nas férias de julho desse ano. Gostei muito, apesar de ter achado doce demais. Uma das partes que eu mais gostei é quando Anna diz que "lar pode ser uma pessoa". É lindo, é também um dos momentos que mostra como ela amadureceu.
    Também quero ler "Lola e o garoto da casa ao lado" em 2013. parece ser muito bom!

    Bjos

    Juliene Farnez
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!