Música Tema: Antes que eu vá


Bom dia! No post da resenha de Antes que eu vá - Lauren Oliver, esqueci de mencionar algo que pensei diversas vezes durante a leitura. Assim, decidi criar essa coluna (que não sei dizer qual será a frequência). Mas afinal, que coluna é essa? Calma, eu explico: Sabe quando você lê um livro e associa com uma música? Então, é isso. Por essa razão, decidi chamar de "música tema".

ALERTA: CONTÉM SPOILERS



Livro: Antes que eu vá (Lauren Oliver)
Música tema: Save your heart (Mayday Parade)
Observe:

She fell to the bottom of her life
(Ela caiu até o fundo de sua vida)
This wasn't meant for two
(Isso não estava destinado para dois)
She struggles to find herself in time
(Ela se esforça para se achar no tempo)
But she can barely move
(Mas ela mal pode se mover)

Just try and get up
(Apenas tente e se levante)
You gotta slowly brush off
(Você tem que sacudir a poeira)
I know that words aren't enough
(Eu sei que palavras não são suficientes)
But you're better than this
(Mas você é melhor do que isso)

Acho que essa parte representa o começo, quando Sam morre e tenta entender o que está acontecendo. Ela cai ao fundo da vida dela, literalmente, e precisa de mais do que palavras para entender o quê é aquilo e por quê está acontecendo.

Save your heart
(Salve o seu coração)
For someone that's worth dying for
(Por alguém quem valha à pena morrer)
Don't give it away
(Não desista)
Torn apart
(Dilacerada)
Never getting what you've been crying for
(Nunca recebendo aquilo pelo qual você chora)
Its always the same
(É sempre a mesma coisa)
Essa parte para mim é sobre o Rob. A forma como a Sam fica chateada com o primeiro Namograma que ele manda, com a forma como ela se sente feliz de ser vista com ele, mas não necessariamente por estar com ele. Em um momento, ela inclusive diz, em uma fala sobre ele, algo como "nesses momentos tenho quase certeza de que isso é amor."

She turns the pages everyday
(Ela vira as páginas todos os dias)
Just to change the mood
(Apenas para mudar o humor)
But every chapter reads the same
(Mas todos os capítulos trazem a mesma coisa)
Its so hard to make it through
(É tão difícil atravessá-los)

Just try and get up
(Apenas tente e levante-se)
You've gotta slowly brush off
(Você tem que lentamente sacudir a poeira)
I know that words arent enough
(Eu sei que palavras não são o suficiente)
But you're better than this
(Mas você é melhor do que isso)

Aqui é claramente quando a história continua a se repetir. Sam começa a acordar todos os dias esperando que as coisas sejam diferentes, esperando que se mudar o que acontece em seu dia, evite o trágico final da noite. Mas, no fim, ela só se irrita, deprime, e explora diversas emoções diferentes até chegar à conclusão.

Save your heart
(Guarde o seu coração)
For someone that's worth dying for
(Para alguém por quem valha à pena morrer)
Don't give it away
(Não desista)
Torn apart
(Dilacerada)
Never getting what you've been crying for
(Nunca recebendo aquilo pelo que você tem chorado)
Its always the same
(É sempre a mesma coisa)

And you give
(E você dá)
And they take
(E eles pegam)
And its love that you want
(E é amor que você quer)
But not love that you make
(Mas não é amor que você faz)

Save your heart
(Guarde o seu coração)
For someone that's worth dying for
(Por alguém por quem valha à pena morrer)
Don't give it away
(Não desista)

Pra mim essa parte mostra quando Sam começa a perceber que está dividida entre Kent e Rob. De como ela queria se sentir amada, mas estava deixando isso pela pressão das amigas e por querer se convencer de que Rob era o cara, já que eles ficavam bem juntos.

[X2]
Save your heart for someone who leaves you breathless
(Guarde o seu coração para alguém que te tire o fôlego)
And I know that you're scared
(E eu sei que você está assustada)
Seems like someone said you had it in you
(Parece que alguém disse que você tinha isso)
All along you said you knew this was wrong
(Todo esse tempo você disse que sabia que era errado)
But still worth dying for
(Mas ainda vale à pena morrer por isso)

Essa parte é para os capítulos finais. Os beijos. A forma como Sam tem medo de acordar agora que descobriu sentimentos tão poderosos, a forma como ela tem medo de que o dia recomece e que ela perca tudo. Ela tem medo da intensidade de seus sentimentos, e de como tudo pode acabar.

And you give
(E você dá)
And they take
(E eles pegam)
And its love that you want, but not love that you make
(E é amor que você quer, mas não é amor o que você faz)

Save your heart
(Guarde o seu coração)
For someone thats worth dying for
(Por alguém por quem valha à pena morrer)
Dont give it away
(Não desista)
Dont give it away
(Não desista).

E aqui, seria o último capítulo (ou o sétimo dia). Quando ela toma sua decisão, quando decide pelo que valeria à pena morrer e vai bravamente em busca de tudo isso.

Bom, é isso. Se você leu o livro, talvez possa concordar comigo (adoraria ouvir opiniões). Se não leu, leia e me diga se não combina? Essa música realmente não parava de tocar na minha mente enquanto eu lia o livro. Se houver um filme, acho que essa deveria ser a música tema! Como eu adoro escrever inspirada por letras, achei que essa sincronia simplesmente perfeita!
E vocês, o que acham?

P.s.: Imagem encontrada no google, originalmente postada aqui.
Share on Google Plus

About Anna Laitano

4 comentários:

  1. Eu terminei de ler esse livro nessa semana e concordo totalmente com você, essa música representa perfeitamente o livro e depois de ouvi-la pude imaginá-la durante o passar das páginas como uma música de fundo.
    Ótima escolha :D

    Beijão ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Então, é bem assim mesmo, ainda mais que eu já conhecia a música, daí não conseguia parar de pensar nela como música de fundo. Obrigada pela visita!
      Beijão :D

      Excluir
  2. Não li o livro e sem "entrar" nele, fica difícil dizer que a música se encaixa perfeitamente, mas é possível, mesmo à distância, identificar as similaridades.

    Pode ser coincidência, mas às vezes uma obra realmente inspirou a outra. Dizem que um dos álbuns do Pink Floyd foi composto como se fosse uma trilha sonora do filme "O Mágico de Oz". Nunca confirmaram, mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem legal, no começo parece beeeem chick-lit, mas depois se torna algo mais profundo, na minha opinião. E você tem razão, é o tipo de coisa que não podemos realmente saber, né? Eu, por exemplo, me inspiro muito em músicas quando vou escrever :)

      Excluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!