Qual é a sua opinião? #2


Bom dia! Entre ontem e hoje eu me vi com um assunto específico na cabeça, que inclusive anda sendo bastante debatido por aí, então decidi escrever um post para esta coluna. Desta vez o assunto é bastante diferente do post anterior. O assunto hoje é...

Livros virtuais versus livros físicos


A inimizade entre defensores dos dois tipos de livros vem de algum tempo. Agora, com o lançamento dos aparelhos de leitura virtual Kindle e Kobo no Brasil, esta discussão tem ganhado cada vez mais partidários. De que lado você está?

Para ajudar, que tal se listássemos vantagens e desvantagens de cada um?
- Desvantagens -

Livros físicos: Simples, eficientes e familiares, os livros físicos são os livros com os quais nos acostumamos desde pequenos nas escolas. Às vezes são um pouco caros e precisam de espaço (prateleiras, estantes, etc) para ficarem armazenados. Além disso, este espaço precisa ser limpado e não deve ficar exposto à chuva ou ao calor excessivo, pois pode danificar os livros. Também pagamos frete pela entrega e às vezes (principalmente quando compramos livros em outros idiomas) temos que esperar um bom tempo por ela. Inclusive, às vezes o livro vêm danificado, mal-cortado, com alguma mancha ou outros danos causados no transporte.

Livros virtuais: Modernos, polêmicos e práticos, os livros virtuais podem ser lidos em qualquer aparelho, tais quais, computadores, notebooks, celulares, tablets e nos próprios e-reader (aparelhos para leitura de livros virtuais).  Porém, muitos não se sentem confortáveis lendo na tela do computador, ou simplesmente não gostam de carregar o notebook por aí; no celular, a tela é pequena e também se torna inconveniente. Assim, a compra de um tablet, ou e-reader, se torna a solução mais comum. O problema é que o preço nem sempre é tão interessante.


- Vantagens -

Livros físicos: Você sabe que não haverá problema para se acostumar. Como eu já citei, são os livros com os quais crescemos, portanto, os que temos mais afinidades. Além disso, a sensação de desembrulhá-lo e sentir o cheiro de livro novo ainda é algo que não foi incluído nos livros virtuais. Da mesma forma, com o livro físico, você pode folhear mais naturalmente sem nenhuma chance de se perder.

Livros virtuais: Armazenamento é a palavra-chave que faz os livros virtuais ter o espaço que têm. Você pode armazenar mais de 100 livros em um aparelho de grossura mínima, onde no mesmo espaço caberia apenas um livro físico. A compra também é simples, já está disponível em várias livrarias, além da Amazon, e assim que a compra é confirmada, o livro é enviado sem precisar de fio algum (eu leio no tablet, mas compro pelo computador), ou seja, em cerca de duas horas eu já estou com o livro. Além disso, como citado anteriormente não é necessário um e-reader para ler e-books. O aplicativo kindle e kobo são gratuitos e podem ser descarregado em tablets, que você encontra a preços variados e que são multifuncionais (ou seja, você pode utilizá-lo para coisas além da leitura). 


Qual método de leitura vocês preferem: livro físico ou livros virtuais? Provavelmente eu ainda vou falar mais sobre isso, só não falo agora pro post não ficar muito longo e chato.
Então, por enquanto é isso. Não deixem de dizer sua opinião!




Share on Google Plus

About Anna Laitano

11 comentários:

  1. Com certeza livros físicos , eu gosto de possuir o livro físico porque gosto de pegar , cheirar da sensação de ter realmente sabe ? É que nem você disse desde pequenos estamos familiarizados com esses livros então .... Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cheiro realmente não dá pra substituir, né?
      Eu também prefiro os físicos, só escolho e-book por questão de preço e de falta de espaço mesmo.
      Obrigada por compartilhar sua opinião, Gabriel!
      Beijos.

      Excluir
  2. Olha...

    Este assunto é polêmico demais!

    Eu tenho vários livros físicos e amo tê-los, mas também leio e-book no meu celular.

    O melhor do e-book: Não preciso ficar com nenhuma luz acesa para lê-lo.

    o melhor do livro físico: O cheiro! (eu gosto de livro novinho e desejado). Gosto de ver na minha estante! Acho que é por isso que ainda compro livro físico.

    abraços

    Gláucia
    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gláucia, esqueci dessa vantagem. É uma coisa pequena mas ajuda bastante. E com certeza, o cheiro de livro novo é irresistível!
      Abraços.

      Excluir
  3. Realmente é um assunto de várias opiniões.

    Mas eu prefiro o livro fisico. O E-book pode ser melhor e mais viável por conta do espaço e a portabilidade. Mas nada compara em ter em mãos um livro fisico.

    Enfim, o e-book é bom, é sim. Mas o fisico é melhor, nada é melhor do que poder folhea-lo, sentir seu cheiro e sua textura, ele tem até valor sentimental. coisa que um e-book não passa.

    Bjkas :)
    Marina
    Leituras e Afins
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de valor sentimental é verdade, Marina.
      O e-book é bom, no caso, para quem não gosta de emprestar, é uma bela desculpa, né? rs
      Obrigada por dividir sua opinião!
      Beijos.

      Excluir
  4. Eu sempre prefiro o fisíco, não há sensação melhor que um cheiro de livro novo.

    ResponderExcluir
  5. A um tempo atrás preferia livros físicos, por poder tocá-los, apreciá-los...sabe como é. Mas um dia, conversando com um médico, mudei um pouco meu conceito.

    Ele citou as árvores. Não que eu seja uma naturalista, mas faz sentido. Por exemplo, eu não costumo reler os livros então, são árvores, literalmente, jogadas fora.

    Entrei em um acordo com a minha mãe, terei e-books, mas aqueles livros que eu realmente quero ter, serão conprados como livros físicos. Assim não perderei o prazer de folhear e cheirar livros, não matarei tantas árvores e terei livros com valor mais acessível.

    Bjos =D
    Hanelore
    Mergulhada em Livros
    http://mergulhadaemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha realmente eu prefiro os físicos. Adoro pegar eles na mão e folhear,sentir seu cheiro,ficar admirada com a capa,além de deixar minha estante super LINDA!
    Nessa questão sempre serei a favor dos fisicos,só corro para os virtuais quando o livro ainda não foi lançado aqui no Brasil,mas quando ele é lançado corro para comprar e colocar em minha estante.

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. eu prefiro o físico, mas não tenho tablet nem e-reader, nunca nem baixei um e-book então não posso dizer muita coisa, mas acho que não conseguiria ler um livro no computador. Mas a gente pode impirimir, né? e ainda sai mais barato que o livro.

    ResponderExcluir
  8. Físico sem sombra de dúvidas.
    Tablets etc não cabem a mim, então resta o velho computador, mas ter de me acomodar a apenas uma posição (mesmo sendo notebook), não ser portátil, não ter O cheiro do livro, não poder abraça-lo (gente...), não poder dar uma pausa para olhar a linda (ou não) capa dele, tocar no alto-relevo.. alok
    Livros físicos sempre [: (Salvo casos de não ter lançado aqui ainda, ou estar sem dinheiro e ao mesmo tempo louca para ler)
    Mesmo sendo caros ):

    att, Quézia
    Aromatizante & Mergulhada em Livros

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!