Resenha: Em chamas - Suzanne Collins



Título: Em chamas (Jogos Vorazes #2)
Título Original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Editora: Rocco
Páginas: 413

Alerta: A resenha a seguir poderá conter revelações e spoilers sobre o volume anterior da trilogia.
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – inclusive o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Após o final de Jogos Vorazes, não há como o leitor não ficar ansioso para ter a continuação nas mãos, e comigo não foi diferente. Eu só não esperava me apaixonar ainda mais pela série, como de fato aconteceu. Pessoalmente, esse é o meu livro favorito da trilogia.

O cenário mais uma vez é a arena, que por sinal, é está ainda melhor elaborada do que a primeira, e cheia de perigos. Desta vez, os tributos serão escolhidos entre os vencedores de outras edições, o que significa que Peeta e Katniss certamente voltarão. 

Por um lado, o clima é mais pesado, intenso e dramático. Os personagens são mais fortes e conscientes do que os espera e do quão impossível é ganhar outra vez nos Jogos Vorazes, assim como também ganharam um amadurecimento psicológico.

No quesito romance, vemos as coisas começarem a acontecer e o triângulo amoroso realmente ganhar forma. Porém, não de forma que tome o foco principal da narrativa ou que se torne irritante. 

A diagramação continua muito boa, assim como a revisão, que não deixam espaço para reclamações. E a narrativa, apesar de começar um pouco lenta, nos apresentando ao novo panorama da história, começa a pegar fogo até explodir em um final surpreendente e que mais uma vez garante deixar o leitor ansioso pela conclusão da trilogia. 


Um livro cheio de críticas à sociedade, conflitos, ação e romance. A série não perdeu seu encanto ou diminuiu o ritmo em seu segundo volume (o que muitas vezes acontece em trilogias), sendo assim merecedora de todas as recomendações que recebe!
Citação– […] Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você – diz ele. – Eu fico legal logo que percebo que você está aqui. (p. 97)
Nota: 10 | Avaliação: ★★★★★ (Ótimo)


Share on Google Plus

About Anna Laitano

0 comentários:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!