Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Editora: Rocco
Páginas: 397

Devo dobrar minha língua e dar a mão a palmatória, como dizem. Sempre achei que o alarde que era feito sobre esse livro fosse um grande exagero. Tinha curiosidade de lê-lo, sim, mas achava que ele simplesmente não podia ser tudo isso... Como eu estava enganada! E graças a Deus eu estava enganada! Este livro merece todas as estrelas, recomendações e comentários positivos que recebe, pois é simplesmente fantástico! Sim, eu paguei minha língua ficando viciada ao extremo.
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mãos de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Uma maravilhosa e elegante crítica à sociedade e aos nossos costumes. Narrado em primeira pessoa, ficamos envolvidos rapidamente, querendo conhecer mais desse mundo distópico que, no fundo, se parece muitíssimo com o nosso mundo atual.

Na verdade, havia 13 distritos em Panem, mas o décimo terceiro tentou rebelar-se contra a capital e acabou destruído. Como lembrança do poder da Capital e de que ninguém deveria se opor a ela, nasceram os Jogos Vorazes em que nossos protagonistas duelam.

Katniss é uma protagonista diferente do usual. Tendo tido que passar boa parte da vida carregando a família nas costas, não é de se admirar que ela seja tão amarga. Ela enxerga o mundo de forma objetiva e fria. Já Peeta, embora também more no Distrito 12, faz parte do lado menos pobre da cidade. Ou, pelo menos, é assim que Katniss o vê. Ele é o filho do padeiro que tempos atrás a ajudou, sim, mas tudo o mais que ela acha saber sobre ele não é exatamente como ela pensava e ela descobrirá isso enquanto ele ainda é um inimigo.

O cenário principal é a própria arena do jogo, mas podemos ter uma noção completa de Panem, da diferença acentuada entre seus distritos, e da força esmagadora da Capital. Aliás, achei os Avox muito interessantes.

Estou com medo de revelar coisas importantes sobre o enredo, porque tenho vontade de cobrir cada detalhe do livro – eu realmente fazia anotações mentais a cada página. É, como eu já disse, uma crítica refinada, mas, acima disso, uma leitura viciante e muito válida. E, embora eu não costume dizer isso, acho que chega a ser uma leitura obrigatória. É a única coisa que posso pensar em dizer. Vale à pena!

Avaliação: ★★★★★ (Ótimo)
Share on Google Plus

About Anna Laitano

3 comentários:

  1. Bem vinda ao grupo: Me dei mal achando que "Jogos Vorazes" não é tudo isso! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, nem me fale! Quando eu fui ler o segundo volume da trilogia, ainda estava pensando "o primeiro foi muito bom, não tem como este ser tão bom quanto...", daí me surpreendi novamente, porque até agora ele é o meu favorito! rs.
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  2. Anônimo5/4/13 22:50

    Já vi o filme e fiquei encantada com a Katniss e o Peeta. Parecem ser protagonistas interessantíssimos e como amo distopias; realmente fiquei ansiosa para ler. Agora só falta tempo e dinheiro para comprá-lo, né?! Mesmo sem spoilers, você conseguiu explorar o quanto gostou do primeiro livro da trilogia. Parabéns pela resenha e pelo blog também ^.^

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!