Resenha: O Cortiço - Aluísio de Azevedo



Título: O Cortiço
Autor: Aluísio de Azevedo
Editora: Paulus
Páginas: 233


Desgraçado. A qualquer momento que você me perguntar o que eu achei do livro naturalista O Cortiço de Aluízio de Azevedo, escrito em 1890 eu irei responder apenas: Desgraçado!

Acham que eu sou exagerada? Então vamos lá: O livro retrata a vida de um cortiço do Rio de Janeiro do século XIX junto com todos os seus problemas sociais, os personagens são formados de mulatos, negros, burgueses e portugueses e são comparados a animais. A intenção de Azevedo era fazer uma crítica coerente de uma realidade corrompida, combatendo a degradação causada pela mistura de raça.



O romance contém muitos personagens, todos são importantes, mas nenhum é o principal, se você analisar bem, o próprio cortiço é o centro de tudo, a construção é o personagem principal!

A narração começa falando de João Romão, um português ganancioso que engana uma escrava, a Bertoleza que vira sua amante e trabalha com ele de domingo a domingo sem descanso. Com essa exploração ele junta muito dinheiro e constrói um cortiço com cem casas. Como nada é perfeito surge à figura de Miranda, um comerciante rico que quer comprar o cortiço para aumentar o seu quintal, sua riqueza causa inveja em Romão que trabalha muito mais que antes para ter mais dinheiro que o primeiro e os dois acabam virando inimigos.

O tempo passa e Miranda vira um barão, João Romão percebe que não adianta ter só mais dinheiro, tem que também ter uma posição social de importância. Logo começa a cuidar mais da aparência usando roupas finas, frequentar teatros e eventos sociais aproximando-se da família de Miranda. No cortiço a vida corre na simplicidade, com sambas noturnos e barulho. Dos moradores, destaca-se Rita Baiana, uma mulata que ama festas e é namoradeira e Jerônimo, um português que mora com sua esposa e uma filha que vive em um colégio interno. A transformação desses dois começa quando ele se encanta por ela e passa de um trabalhador, fiel e que sabe controlar o seu dinheiro para o típico malandro brasileiro.

O cortiço sofre um incêndio e João Romão o constrói novamente, porém agora mais voltado para a classe média, o lugar perde a visão desorganizada e miserável e recebe o nome de Vila João Romão. O proprietário recebe finalmente o título de barão e supera Miranda definitivamente na riqueza. Assim, ele surge o interesse de se casar com a filha do Miranda, mas lembra-se de Bertoleza, que se torna um grande empecilho. Além de ser sua amante ainda trabalha incessantemente nos negócios dele. A negra percebe os truques de Romão e exige usufruir também de todos os bens possuídos. Lembra que eu disse sobre ele tê-la enganado? Pois o salafrário, vendo seus planos pessoais destruídos, denuncia a escrava fugida para a família que vai a busca da pobre, que vendo toda a situação finca a faca com a qual cortava peixe em seu ventre, cometendo suicídio e deixando o caminho livre para o novo casamento de Romão.

E essa é só uma das muitas outras desgraças que acontecem. Você acompanhará o cientificismo, a miséria, crimes, adultérios, dilemas sociais, sexuais e desejos carnais. Nesta obra, Aluízio quis apresentar questões pertinentes que o Brasil carrega em sua história, como a desigualdade social, o pobre e o rico morando lado a lado, a vivência do explorador com o explorado, o livro é muito mais do que um romance naturalista. Uma surpresa a cada página, ânsia em ler logo, devorar o texto, impressionante como você sente emoções de acordo com cada personagem, é uma leitura que vale muito a pena.


Share on Google Plus

About Anna Laitano

9 comentários:

  1. Nossa, faz muitos anos que comecei a ler O Cortiço, lembro que estava gostando demais do livro, mas abandonei a leitura antes da metade simplesmente porque não consegui ler a tempo para a prova hahaha. Mas prometi a mim mesma que ainda leria esse livro inteiro; ainda não li, mas lerei!

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Foi o primeiro livro "para adultos" que eu li, e lembro que na primeira vez, eu simplesmente pulava as páginas com conteúdo que eu considerava impróprio,haha. De qualquer forma, li outra vez com uns 14 anos e achei muito bom :) Mais uma resenha sensacional, srta Biiah \o

    ResponderExcluir
  3. Já li muitos comentários positivos e negativos sobre o livro (o seu "desgraçado" não é o único rsrs), mas os positivos não conseguiram me animar a lê-lo.
    Não sou uma fã de romances naturalistas, os que li foram para o vestibular ou pq fui obrigada no colégio. Portanto, esse é um livro que não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  4. Este é um que está na minha lista, justamente por ser desgraçado!

    ResponderExcluir
  5. O primeiro contato que tive com esse livro foi por causa da escola e lembro que não gostei e nem terminei a leitura.
    Não tenho interesse em uma releitura, não é o tipo de gênero literário que me agrada.

    ResponderExcluir
  6. eu comprei O Cortiço pq tava muito barato e às vezes cai em vestibulares e tal, mas admito que não estava muito ansiosa pra ler, mas a sua resenha me animou um pouco, 5 estrelas nossa! E a minha professora de literatura disse o mesmo que vc, que o próprio cortiço é que é o personagem principal kk

    ResponderExcluir
  7. É um dos melhores clássicos que já li. Eu simplesmente me apaixonei por Rita Baiana.
    Já o filme é razoável.

    ResponderExcluir
  8. Um dos grandes clássicos brasileiros. Nesta obra o maranhense Aluízio de Azevedo, nos mostra, porque é considerado o pai do naturalismo. Muito bom, uma verdadeira obra prima da literatura.

    ResponderExcluir
  9. Olá eu tô lendo este livro e estou gostando bastante. Adorei sua resenha. Mas eu acho a história um pouco confusa. E eu queria fazer algumas perguntas.
    1-Porque os urbanos,ou seja a policia, acabam invadindo o cortiço de João Romão? Quais os resultados dessa invasão?
    2-De que maneira a morte de Libório ajuda João Romão?
    3-Qual a razão para Jerônimo ir para o cortiço? De que maneira essa intenção inicial acaba se modificando?
    4-Um dos efeitos provocados pela miséria em O Cortiço é a presença de doenças. Identifique uma dessas doenças e transcreva uma passagem onde ela esteja presente.
    5-"Zoomorfisação" é o nome que se dá à transformações de personagens humanos em animais. No caso de O Cortiço, isso ocorre em diversas ocasiões. Comente uma delas:

    Desculpe o número de perguntas. É porque eu vou fazer um trabalho sobre o livro e fiquei com algumas dúvidas. Por isso eu estou lendo novamente pra ver se fixa bem a história. Você pode me ajudar respondendo estas perguntas ? Agradeceria muito.

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!