Editora: Paulus
Páginas: 233
Desgraçado. A qualquer momento que você me perguntar o que eu achei do livro naturalista O Cortiço de Aluízio de Azevedo, escrito em 1890 eu irei responder apenas: Desgraçado!
Acham que eu sou exagerada? Então vamos lá: O livro retrata a vida de um cortiço do Rio de Janeiro do século XIX junto com todos os seus problemas sociais, os personagens são formados de mulatos, negros, burgueses e portugueses e são comparados a animais. A intenção de Azevedo era fazer uma crítica coerente de uma realidade corrompida, combatendo a degradação causada pela mistura de raça.
O romance contém muitos personagens, todos são importantes, mas nenhum é o principal, se você analisar bem, o próprio cortiço é o centro de tudo, a construção é o personagem principal!
Nossa, faz muitos anos que comecei a ler O Cortiço, lembro que estava gostando demais do livro, mas abandonei a leitura antes da metade simplesmente porque não consegui ler a tempo para a prova hahaha. Mas prometi a mim mesma que ainda leria esse livro inteiro; ainda não li, mas lerei!
ResponderExcluirBj, Livro Lab
Foi o primeiro livro "para adultos" que eu li, e lembro que na primeira vez, eu simplesmente pulava as páginas com conteúdo que eu considerava impróprio,haha. De qualquer forma, li outra vez com uns 14 anos e achei muito bom :) Mais uma resenha sensacional, srta Biiah \o
ResponderExcluirJá li muitos comentários positivos e negativos sobre o livro (o seu "desgraçado" não é o único rsrs), mas os positivos não conseguiram me animar a lê-lo.
ResponderExcluirNão sou uma fã de romances naturalistas, os que li foram para o vestibular ou pq fui obrigada no colégio. Portanto, esse é um livro que não pretendo ler.
Este é um que está na minha lista, justamente por ser desgraçado!
ResponderExcluirO primeiro contato que tive com esse livro foi por causa da escola e lembro que não gostei e nem terminei a leitura.
ResponderExcluirNão tenho interesse em uma releitura, não é o tipo de gênero literário que me agrada.
eu comprei O Cortiço pq tava muito barato e às vezes cai em vestibulares e tal, mas admito que não estava muito ansiosa pra ler, mas a sua resenha me animou um pouco, 5 estrelas nossa! E a minha professora de literatura disse o mesmo que vc, que o próprio cortiço é que é o personagem principal kk
ResponderExcluirÉ um dos melhores clássicos que já li. Eu simplesmente me apaixonei por Rita Baiana.
ResponderExcluirJá o filme é razoável.
Um dos grandes clássicos brasileiros. Nesta obra o maranhense Aluízio de Azevedo, nos mostra, porque é considerado o pai do naturalismo. Muito bom, uma verdadeira obra prima da literatura.
ResponderExcluirOlá eu tô lendo este livro e estou gostando bastante. Adorei sua resenha. Mas eu acho a história um pouco confusa. E eu queria fazer algumas perguntas.
ResponderExcluir1-Porque os urbanos,ou seja a policia, acabam invadindo o cortiço de João Romão? Quais os resultados dessa invasão?
2-De que maneira a morte de Libório ajuda João Romão?
3-Qual a razão para Jerônimo ir para o cortiço? De que maneira essa intenção inicial acaba se modificando?
4-Um dos efeitos provocados pela miséria em O Cortiço é a presença de doenças. Identifique uma dessas doenças e transcreva uma passagem onde ela esteja presente.
5-"Zoomorfisação" é o nome que se dá à transformações de personagens humanos em animais. No caso de O Cortiço, isso ocorre em diversas ocasiões. Comente uma delas:
Desculpe o número de perguntas. É porque eu vou fazer um trabalho sobre o livro e fiquei com algumas dúvidas. Por isso eu estou lendo novamente pra ver se fixa bem a história. Você pode me ajudar respondendo estas perguntas ? Agradeceria muito.