Links do momento: Canais literários


Em se tratando do youtube eu sou bastante eclética. Tenho inscrições em canais literários, culinários, musicais, vlogs, comédia e mais. Mas, quando é para falar de canais literários, são poucos os que eu realmente gosto. Especialmente, porque até algum tempo atrás eu não tinha a mínima paciência para assistir vídeos desse tipo de canal. Aí, um dia encontrei um canal que me fez mudar de opinião e, de alguns que eu conheci, venho hoje indicar o meu top 3 canais literários para vocês.

Antes de fazer as indicações, vou contar o que eu considero na hora de me inscrever em um canal literário:

Uma das coisas mais importantes para mim, é como escuto o vlogueiro. O que isso significa? O áudio e a forma como a pessoa fala. Tem gente que apesar de ter uma voz gostosa de ouvir (o que, de fato, ajuda), fala muito rápido, ou sem linearidade de pensamento e/ou volume, o que faz com que eu perca o interesse.

O cenário e a apresentação, embora não pareça, também é importante. Nada é mais chato do que ver vídeos com resolução de celular em um ambiente com luminosidade quase inexistente! Não precisa ter câmera de última geração: apenas analise o lugar antes de começar a gravar, veja como otimizar a luz que você tem disponível, e pronto.

Outra coisa importante, é a pessoa ser simpática, divertida e criativa. Tem alguns vlogs famosos (não vou citar nomes, obviamente), que apesar de eu adorar o conteúdo, não gosto do estilo da pessoa que faz os vídeos. Alguns vloguers têm um ar de superioridade, ou um jeito preconceituoso que me faz perder a vontade de seguir o canal, o que é uma pena. Talvez seja apenas uma primeira impressão ruim, mas infelizmente, aqui, primeiras impressões contam.

Bom, dito isso, vamos às indicações dos meus canais favoritos:
O Cabine Literária É um canal bastante popular e o primeiro que eu gostei. O canal é administrado pelo Danilo e o Gabriel, que postam vídeos duas vezes por semana. Eles não tem um blog de apoio (embora tenham uma fanpage), então postam resenhas, respondem tags, falam sobre lançamentos e muito mais no canal. Eles são super divertidos, simpáticos, autênticos e sustentam suas opiniões muito bem (aliás, entre as resenhas que mais gosto, estão as deles). Tanto os vídeos individuais quanto dos dois juntos são muito bons e divertidos de assistir, sempre me deixando curiosa por algum livro.



O Minha Estante é o canal do Bruno, que também é dono de um blog homônimo [visite]. Como o blog não tem o sistema GFC de seguidores, acabo não vendo tanto as atualizações quanto gostaria, mas no youtube eu estou inscrita no canal, então sempre estou por dentro das novidades. Mesmo se você olhar rapidinho o blog, verá que é ótimo, com conteúdo super criativo, original e interessante. O que, na verdade, reflete bastante na personalidade que ele mostra em seus vídeos. Ele é super divertido, se expressa muito bem e em pouco tempo se tornou um dos meus vlogers favoritos (na verdade, estou pra dizer que, neste momento, ele é o meu favorito), me deixando empolgada para ver todas as atualizações, independente de ter um minuto ou uma hora.



Conheci o Perdido nos Livros, canal do Eduardo através do Cabine Literária e me apaixonei à primeira vista. Os vídeos são criativos, bem planejados (o que mostra a dedicação dele ao canal) e bastante divertidos também. Além disso, o canal está no começo, então vai dar para acompanhar o desenvolvimento bem de pertinho. Só é uma pena que ele não pose com tanta frequência, mas mesmo assim vale à pena conferir.

Então, vocês já conheciam algum desses canais? O que acham deles? Além desses, compartilhe os seus favoritos também!



Share on Google Plus

About Anna Laitano

7 comentários:

  1. Eu concordo com os seus 3 pontos, mas o mais importante para mim é o primeiro. Nada que pior do que ver um vídeo de um pessoas que a voz te dá sono, simplesmente não dá.
    Gostei das indicações, vou olhar mais vídeos deles. Mas um coisa me chamou atenção: pq só meninos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginei que alguém fosse fazer essa pergunta, haha! Então, tinha um canal de menina, a Pam (do canal TvGarotaIt, caso queira procurar), mas por dois motivos eu tirei: 1º que ela não tinha esse trailer do canal, como os outros e eu achei que ia ficar fora do padrão, já que todos tinham. 2º que achei que "top 3" soaria melhor que "top 4"... Mas mesmo assim seria minoria, né? Acho que garotos são mais desinibidos mesmo, fazem mais brincadeiras e tal e se torna mais divertido assistir. Não gosto de canais que são iguais a todos, gosto dos que se destacam :)

      Excluir
  2. Não acompanho nenhum vlog.
    Particularmente não tenho paciência em assistir vídeos longos. Quando tem vídeos nos blogs que eu acompanho, assisto, mas se extenso, vou "pulando" as partes, rsrs.
    Volume baixo incomoda mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Conheço esse de Minha estante, cada doideira xD
    É bem legal, já conferi o blog dele.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não conhecia esses canais não, na verdade eu não assisto muito a vídeos no youtube pois não tenho uma internet muito boa, o que me faz muitas vezes desistir de assistir um ou outro vídeo que quero.
    Um canal que eu tenho muita curiosidade de assistir é o Garota It, a Pâm parece ser bem descontraída em seus vídeos, algo que acho bem legal pois também não gosto de vlogueiros que demonstram uma certa "superioridade".
    Fora isso, já consegui assistir a alguns vídeos do canal do Blog Ler, Dormir, Comer e adoro os vídeos da Inara. Apesar de ela não postar vídeos com muita frequência, todos que ela posta são muito bons e interativos =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna!
    Dos canais que você mostrou eu só conheço "Minha estante", o Bruno é muito engraçado, acho legal a forma como ele aborda o tema literário. Os outros vídeos eu vou assistir daqui a pouco quando eu entrar na net pelo computador, já que pelo celular é maia difícil. Gostei muito do post, beijos flor.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de saber, Anna. Só costumo acompanhar dois, pq elas são professoras de Literatura - invejo!, rs - e recomendam muitos livros que não vejo divulgação nos blogs por aí. Livros bem adultos, filosóficos e reflexivos, entre outros. E são bem críticas, então eu curto.
    Mas isso q vc falou realmente cansa: um vlogueiro sem empatia, que não tem um raciocínio a seguir e sai falando, falando... além de um ar presunçoso. Uma das minhas vlogueiras é bem assim, mas assisto pelas ótimas recomendações, mesmo achando a moça bem chata, rsrs... Conheci e adquiri ótimos livros através do blog/vlog dela, então não deixei de ver.
    Agora nunca assisti a vídeos assim bem produzidos, bem divertidos... vou conferir!

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!