Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver



Título: Antes que eu vá
Título Original: Before I fall
Autor: Lauren Oliver
Tradução: Rita Sussekind
Editora: Intrínseca
Páginas: 358

Surpresa agradabilíssima. É exatamente o que o livro representou para mim. Quando vi a capa pela primeira vez, já fui conquistada e, somado à sinopse, imaginei um drama digno de ser adicionado à minha prateleira. Porém, o que encontrei foi totalmente diferente e infinitamente melhor. A história é sensível e te faz refletir de uma forma fantástica. Simplesmente surpreendente!

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios do Thomas Jefferson, o colégio que freqüenta – da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete ‘segundas chances’, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte – descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo que está prestes a perder.
A princípio tudo o que você poderá notar é uma adolescente fútil que vive em seu globo de cristal onde tudo é perfeito. Lauren Oliver passa com excelência a voz de adolescentes, abordando temas realmente condizentes (e ainda em primeira pessoa). Mas isso começa a mudar aos poucos, após a morte de Sam.

Algo que achei interessante (original, inclusive) é o fato de o livro ser dividido em apenas sete partes, ou as sete “segundas chances” de Samantha – que, por sinal, ficam cada vez mais interessantes.


Gosto da forma como a história passa pela confusão e raiva que a adolescente sente após morrer, passando pela tristeza até finalmente chegar a entender o real sentido de tudo aquilo. Ela se vê presa em um looping eterno, vivendo o seu último dia e percebendo, a cada vez, como cada pequeno ato pode levar a algo totalmente inesperado. As descobertas que faz, as coisas que percebe e o caminho que trilha é fascinante e faz com que o leitor torça ardentemente para que ela encontre uma brecha que a permita seguir com sua vida.


Além disso, o tema bullying é tratado de forma sensível e bilateral (mostrado pelos dois lados). Após o quinto dia eu simplesmente não conseguia mais largar o livro!


Uma mistura de chicklit com drama, tudo em quantidades muito bem dosadas, dão ao livro profundidade, e à personagem uma veracidade total. Inclusive, gosto do fato de Sam não ser nada idealizada como heroína. Ela bebe, pratica bullying, paquera o professor... Mas, ainda assim, consegue ser uma pessoa boa, lá no fundo. O livro trata bastante sobre isso, sobre o fato de que as pessoas não são essencialmente boas ou ruins, que às vezes apenas fizeram algo errado que acabou por conduzi-las até aquele momento. Então, minha opinião? Totalmente recomendado e aprovado!


Citação: “O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você possa desperdiçar.
 Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.”
 (P. 205)

Avaliação: ★★★★★ (Ótimo)
Share on Google Plus

About Anna Laitano

3 comentários:

  1. Bom primeiramete devo te dar parabéns pelo blog, que é na verdade maravilhoso.
    Com você mesma disse a capa do livro e a sinopse já encanta a gente de cara, mas depois de ler a sua resenha isso reforça-se ainda mais.
    Já li algumas resenhas referentes a este livro e todas demonstram uma opinião muito favorável ao livro.
    Lerei com certeza e espero que logo!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bom? Muito obrigada pelo elogio!
    O livro é bem interessante, porque dá para você acompanhar a mudança que a personagem sofre, sabe? É bem legal, eu recomendo!
    Quando ler, me diz o que achou :)
    Beijos, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Anna, AMEI sua resenha! Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas agora estava olhando o blog e achei a resenha,decidi ler sobre o que se tratava e nossa, fiquei muito surpreendida, estou com vontade de começar a ler o livro agora! hahaha
    Adoro o Blog! É muito lindo, parabéns!
    Beeijo

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!