Skoob: Truques e dicas #1


O skoob ("books" escrito ao contrário) é, como o próprio nome sugere, uma rede social sobre livros. Lá o usuário pode marcar os livros que já leu, os que deseja, fazer uma meta de leitura, trocar livros e encontrar usuários de gosto semelhante.

Algo que acontece às vezes comigo, é que alguns usuários me perguntam como fazer uma coisa ou outra e, como gosto de ajudá-los, decidi criar uma tag aqui no blog também, afinal, a dúvida de um pode ser a dúvida de vários, certo?

Então, o tema de hoje é:


Como alterar o progresso de leitura


Decidi começar com esse tema, porque é algo simples, interessante e pelo menos dois usuários me perguntaram sobre isso na última semana. Assim, decidi fazer um tutorial com fotos, para não restarem mais dúvidas!

O que é o progresso de leitura, Anna?
O progresso de leitura é aquela barrinha verde que aparece com a porcentagem ao lado das atualizações dos livros que você está lendo. Veja:


Por que eu vou querer alterar isso?
Eu acho que é um incentivo legal para você continuar lendo, além de dar uma noção melhor de quanto você já leu, quanto falta e para você descobrir sua velocidade de leitura também.

Então tá, eu quero marcar meu progresso. Como faço?
Primeiro, você vai localizar os livros que você está lendo. Abra esta aba e escolha o livro que quer alterar o progresso, como nas imagens:

1)

2)

Agora passe o mouse em cima da capa do livro para que apareça a opção "editar", e clique, para que abra a janela com mais informações sobre o livro. Então, na nova janela, vocês vão clicar em "histórico de leitura". Assim:
3)

4)

Agora deve aparecer a janela onde vamos realmente marcar o progresso. Veja como é fácil:

5)
Em 1, você coloca a página do livro em que está.
Em 2, caso queira, faça um comentário do que está achando do livro, coloque uma citação, etc.
Em 3, também opcional, dê uma nota para a história até o ponto em que você leu.

6)

7)


Pronto! Vai aparecer a mensagem dizendo que seu histórico foi salvo, e ficará gravado seu progresso ali embaixo, além de aparecer para os seus amigos e seguidores. Bem fácil, né?
Como esse foi o primeiro tutorial que fiz, acho que ficou explicativo até demais, com muitas imagens. Talvez na próxima eu reduza um pouco, pra não ficar tão óbvio e longo. De qualquer forma, se ainda tiverem dúvidas podem perguntar (aqui ou lá no meu skoob) que se eu souber eu respondo, sem problemas. E quem tiver alguma dúvida em relação ao skoob, deixe-a nos comentários e eu farei um tutorial assim que possível!

Nota: As imagens utilizadas são do meu perfil no skoob. O livro mostrado no tutorial é "O lado bom da vida", de Matthew Quick, publicado este ano pela editora Intrínseca.
Share on Google Plus

About Anna Laitano

9 comentários:

  1. Meu deus eu morria de vontade de saber como mudar o progresso agora sei muito obrigado mesmo :D , vou lá fazer isso urgentemente !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. huum adorei a explicação e não sabia que podia fazer isso! ja coloquei no meu obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Juro que não tenho paciência pra ficar mudando isso a cada "parte" de leitura :S Mas acho interessante e já usei.
    Muito bem explicado o tutorial ^^

    att, Quézia
    Aromatizante & Mergulhada em Livros

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAH Eu te fiz essa pergunta
    kkkk
    adorei vou ficar de olho nas outras dicas :)
    Greice

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, nem sabia dessa opção, hehehe. Inclusive vou lá agora fazer :)

    ResponderExcluir
  6. bem bacana, ajuda a gente e muito!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie Anna! Amei seu blog.
    Essa dica me ajudou, eu nem tinha reparado que tinha essa opção no Skoob.
    Parabéns pelo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas. Muito bom!

    Te indiquei pra receber um selo lá no blog. Não sei se vc já recebeu. Passa lá pra conferir.
    Link: http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/2013/02/selo-de-qualidade.html

    Bjos
    Ju Farnez

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/7/13 23:22

    I'm really impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it's rare to see a nice
    blog like this one these days.

    Feel free to surf to my web-site: party planning

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!