Qual é a sua opinião? #6


Brasil corrupção
 Afinal, a corrupção é um mal político, ou um retrato do brasileiro?

Em comentários soltos e irregulares, à boca miúda, em opiniões colhidas aleatoriamente, percebi que muita gente afirma que “se fosse político, também roubaria”, “também empregaria a família inteira”. Aí pensei: será que o brasileiro em geral é corrupto? E mais: será que eu sou corrupto?

Os políticos são corruptos por que, como a gente, são brasileiros? De alguma forma, será que o Brasil tem corrupção em seu DNA? Vamos ao teste. Segundo levantamento do Transparency International, que faz um índice de percepção da corrupção (último de 2011), mostra que o Brasil é o 73° no ranking, o primeiro sendo o menos corrupto. Veja com seus próprios olhos aqui.

E os nossos descendentes? Fomos descobertos pelos portugueses; com a escravidão, somos parte africanos; os imigrantes italianos foram tantos que não podem ser desconsideras. Sem esquecer das colônias espanholas, francesas e holandesas, e nossos índios, claro! Temos os japoneses, alemães e sírio-libaneses, em menor número. Enfim, estou me alongando. Os últimos lugares do ranking, além de alguns países árabes e do oriente médio, alguns das Américas e uns do leste europeu, a esmagadora maioria são países africanos. A Itália ocupa a posição 69. E Portugal a posição 32.

Acredito que a corrupção nos países africanos seja devida, em boa parte, à pobreza. Claro que em países miseráveis os índices serão altos. Mesmo assim, não dá para assegurar que, se a situação fosse diferente, esses números também seriam. A Itália (mamma mia!), por estar na região não obscura da Europa, parece bem corrupta. Portugal está numa posição boa, mas nem perto dos primeiros. Os índios, bem... não sei se escondem o peixe dentro da tanga, se superfaturam as ocas ou se fazem negociatas em zarabatanas. Brincadeira. Mas até eles não são tão incorruptíveis assim.


Voltando a nossa realidade, dá para perceber, passando um olhar pelos sobrenomes, que alguns de nossos políticos nem são assim tão brasileiros.Mas não interessa — são brasileiros sim, porque é o nosso dinheiro que eles guardam.

E você, reclamão de plantão, será que nunca foi corrupto? Nunca usou o wifi do vizinho que, por inocência, deixou a senha padrão? Nunca pegou uma caneta e ficou com ela? Nunca “esqueceu” de devolver os óculos 3D do cinema? Nunca recebeu um canal a mais na sua TV por assinatura e ficou caladinho? (Shhh! Não contem a ninguém...) O problema da corrupção está longe de ser somente um problema apenas político. É um problema de educação. De moralidade. De ética. De princípios. É um problema meu. Seu. Nosso. É complexo e só se resolverá com soluções múltiplas e trabalhando em conjunto. Os políticos do Brasil são corruptos, ou há muita corrupção impregnada em nossa alma brasileira? Eu não sei. Mas, como sempre, em qualquer aspecto, parece existir um jogo de empurra-empurra, em que todos os culpados atiram nos culpados vizinhos.

O que vocês acham?

P.S.: Enquanto os salários dos políticos forem assim tão altos, sempre irá atrair interesseiros, corruptos e ladrões. Ou não. Se ganham muito, não deviam roubar ainda mais. Mas, por outro lado, se ganhassem dois mil, três mil reais no máximo, muitos não se sentiriam atraídos. Porque quase todos os políticos escolhem ser políticos por causa do dinheiro. Não estão ali por bondade ou por amor a função. Será que tem alguém aí? E outro problema é que dificilmente alguém sério conseguirá ganhar eleições na raça, sem apoio por trás. E esse apoio geralmente vem de corruptos, que não aceitarão pupilos não corruptos. É um grupo fechado, difícil de entrar, e ninguém liga... Se alguns empresários patrocinassem políticos corretos... mas não, os que investirem o farão em favor da corrupção, e os outros não vão ligar. Parafraseando o Capitão Nascimento, “o sistema é foda”.

Não tenho soluções. Não sei nada sobre isso. Mas tem algo errado. Venham, ajudem com suas opiniões.


Share on Google Plus

About Anna Laitano

4 comentários:

  1. Corrupção é algo sério, sério demais. Nosso maior problema, na minha opinião. Herança? Sei lá, o q acho é q o brasileiro está cada vez mais incomodado com isso. Mas, reflitamos...
    Aquela pessoa que imprime no trabalho pra não gastar tinta da impressora de casa nem folhas de papel é corrupta, pois está usando - e abusando - de algo q não é seu.
    Aquela pessoa q não age errado pq tem gente olhando ou pq será penalizado por tal ato tb é facilmente corruptível, pq precisa de pressão externa para agir de maneira honesta.
    Acho q tenho uma 'blitz' interior, pa não funciono na base do : isso dá multa, fulano tá vendo... Basta que EU saiba q faço algo errado e pronto.
    Nosso maior problema, a corrupção, nega educação ao povo... e um povo sem educação é passível de pequenas corrupções, começando pelas morais, se ampliando para corrupção no poder.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um assunto sério e fico feliz em ver um blog de livros falando sobre isso. Concordo com os pontos que você citou e destaco como isso acaba se tornando um ciclo vicioso e como é difícil alguém honesto atuar na área e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com muita coisa do que você disse! Acho que não existe político que não seja corrupto. Por mais que uma pessoa não nos pareça dar esse tipo de atenção todo ao dinheiro, o mesmo sempre acaba subindo a cabeça das pessoas. Seria, com certeza, uma ótima notícia se pelo menos algum dos políticos de nosso país não fosse corrupto, desse mais atenção a quem não tem nada, ao invés de olhar para o próprio umbigo. Mas infelizmente, um só político não corrupto, não iria tornar o país melhor.
    Se por acaso algum dia as crianças realmente aprendem o que é certo, aprenderem a ajudar os que realmente precisam ao invés de encher seus bolsas, pode ser que o futuro do nosso país não esteja tão perdido assim. É o que se deseja que aconteça, não é?

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que digo sobre corrupção: todo mundo faz! Desde a caneta emprestada e não devolvida ao wifi do vizinho!!! Acontece, nós fazemos e depois ainda queremos meter o pau nos políticos. É uma sacanagem do caramba, mas vai fazer o que? Todo mundo tem um quê de sacana em alguma hora da vida...só que os políticos são mais comuns porque estão na boca do povo, não acha?

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!