Premiere: Under the Dome - 2ª temporada


Série: Under the Dome
Temporada: 
Premiere: 30/06/2014 - Exibida às segundas na TV americana.
Duração do episódio*: 40 min (aproximadamente)
Estilo: Serializada**
BR: Exibida na Globo, dublada, sob o título Prisão Invisível.

(*): O tempo de duração da série não conta o tempo de comerciais. 

Sobre a série:

Under the Dome se passa numa cidade que inexplicavelmente se vê presa sob uma redoma enorme e transparente. Não é difícil prever que logo o caos toma conta de todas as ruas. 
Enquanto lutam pela sobrevivência nesse cenário pós-apocalíptico, os moradores da cidade procuram por respostas sobre o que é esta barreira, de onde ela veio e se, um dia, ela irá embora. E juntamente com a tentativa de se livrar da redoma, muitos segredos da cidade vem à tona, colocando todos os moradores em perigo.


Como terminou a temporada anterior?

 Julia foi escolhida (ou coroada, nos termos da série) "Monarca" pela Redoma.
 Durante o dia da condenação de Barbie a redoma vai escurecendo totalmente, fazendo parecer que está anoitecendo rapidamente. Na visão exterior, vemos a redoma totalmente coberta por uma fumaça negra.
 Quando Julia joga o ovo negro no lago, as estrelas rosas sobem e em seguida a redoma fica totalmente branca, em um brilho quase cegante.


Sobre a premiere:

Fiz questão de escrever este post porque achei o retorno bem aquém das expectativas, especialmente depois de quase um ano de espera. Mas vamos começar pelos fatos, sim?

A temporada retoma a história exatamente do mesmo ponto onde a anterior terminou, ou seja, no dia do julgamento e condenação do Barbie. Até aí, acho que foi uma boa decisão, porque nem seria justo deixar um cliffhanger daquele sem continuação. Porém, como nada que acontece sob a redoma parece ter uma explicação simples, ao invés de algumas respostas, temos novos mistérios quando, de repente, as pessoas que estão presentes na praça começam a desmaiar ao mesmo tempo.

Julia, ainda no lago onde jogou o ovo, percebe uma garota se afogando e mergulha para ajudá-la, posteriormente recebendo ajuda de um outro novo personagem. Descobrimos mais tarde que esse desconhecido é o tio de Junior.

Enquanto isso, por toda cidade as pessoas continuam a desmaiar e descobre-se a causa disso: a redoma está magnética, atraindo todos os objetos de metal para si e colocando os cidadãos em risco. Esse magnetismo também é o responsável por fazer as pessoas desmaiarem, devido a sua frequência. Portanto, quanto mais próximos da redoma, maior o magnetismo e o mais seguro a se fazer é ficar na área central. Ainda assim, a cada vez que o magnetismo aumenta, mais pessoas desmaiam.

Explicado os acontecimentos, agora explicarei minha insatisfação. Porque para mim, este episódio ficou forçado. Enquanto a primeira temporada se focou na sobrevivência e nos limites das pessoas, a segunda mostrou que pretende abordar o lado mais sobrenatural da situação. Contudo, não acho que a série deveria partir para essa abordagem. Se não for bem construída e explicada, construindo uma mitologia forte, qualquer ficção perde a credibilidade. E este é o caso de UTD, que muitas vezes joga situações absurdas e fazem os personagens agirem de formas ainda mais incoerentes, sem aproveitá-los como poderia.

É cedo para julgar, até porque muitas coisas mudarão de agora para frente, com a perda de dois personagens do elenco fixo (um deles em um twist no final do episódio) e introduzidos outros três novos, também envoltos em mistérios. A única coisa que espero é que a série volte para questões como a ciência contra a fé, abordando a sobrevivência, o limite das pessoas, etc. Pessoalmente, ainda acredito que UTD deveria ter sido uma minissérie, curta, mas bem amarrada. Ainda assim, deixarei a nova temporada tentar me convencer.



   


Share on Google Plus

About Anna Laitano

0 comentários:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!