Resenha: A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón



Título: A sombra do vento
Título Original: La sombra del viento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradução: Márcia Ribas
Editora: Suma de Letras
Páginas: 399

“Maravilhoso”. Esta era a palavra em minha mente enquanto lia este livro. Isso porque este livro é um caso raro. Um caso apaixonante. Lembro-me da primeira vez que o vi na livraria – o que não é uma grande referência, pois me lembro da maioria – e o título me atraiu. A capa, nem tanto, mas ainda havia um “algo” de mistério nela, também atraente. A cidade nebulosa, a imagem quase completamente descolorida... Precisei tomá-lo nas mãos e ler a sinopse. Sinopse pela qual também me interessei. O problema é que o livro estava caro. Toda vez que ia, namorava-o. Nem demorou muito, ele saiu da vitrine e eu não o encontrei mais. Após algum tempo, quando finalmente o encontrei de novo, insisti tanto que minha mãe comprou-o para mim. Foram poucas às vezes que meus casos de paixão à primeira vista deram tão certo.
Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A sombra do vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade. A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Narrado em primeira pessoa, acompanhamos Daniel Sempere desde a infância, na noite em que acorda assustado, sem conseguir lembrar-se do rosto da mãe que falecera anos antes. É naquela mesma madrugada que ele conhece o Cemitério dos Livros esquecidos e que sua vida muda para sempre.

A história é envolvente, cheia de frases fantásticas, com ambientes muito bem caracterizados (e uma Barcelona igualmente bem explorada que faz o leitor sentir-se na própria cidade), personagens completos e verossímeis, e tramas nem um pouco clichê. De fato, ao terminar a leitura, senti-me vazia, na certeza de que demoraria algum tempo até que lesse um livro igualmente bom.

Todos os personagens tem uma história, todos têm seus conflitos, têm seus demônios pessoais. As amizades entre os personagens são lindíssimas, elos fortes que os unem através de tudo. Os romances não são forçados, as garotas não são pobres coitadinhas, inocentes e bobinhas; são fortes e, em alguns casos, até egoístas. Os homens tampouco são príncipes encantados, por mais românticos que possam ser em dados momentos. O melhor da história é o quanto ela é fantástica, mas ao mesmo tempo real.

Há também um jogo de “e o passado se repete”, mostrando as tão citadas semelhanças entre alguns personagens, que eu achei bem interessante. É um “must read”, embora eu normalmente não goste de dizer isso; este, de fato, vale à pena!

Na verdade, de tão bem impressionada que fiquei com essa história, estou desesperada em busca de mais livros do mesmo autor (O jogo do anjo é outro que eu namoro há tempos, e Marina também parece bem interessante, além é claro, dos originais, em espanhol que também já foram para a minha lista de “Eu quero”). Em resumo, já estou recomendando o livro aos quatro ventos. Maravilhoso!

Citação: “– Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.” (P. 9)

Avaliação: ★★★★★ (Ótimo)
Share on Google Plus

About Anna Laitano

4 comentários:

  1. Adorei a resenha! Estou louca para ler este livro! Minha irmã super indicou ele para mim, disse que é ótimo. Não vejo a hora de comprá-lo!(:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus livros favoritos, muitíssimo bom.
      Recomendo a leitura! *-*

      Excluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!