Desafio literário: Na prateleira em 2013


Não pretendia fazer um desafio literário, mas vi vários blogs fazendo e me empolguei e acabei tendo uma súbita inspiração. Como estou criando de improviso, não vai ser nada muito absurdo, e dá pra você fazer junto com outros desafios, bem tranquilamente. Confere aí:
Para participar, não há nenhuma regra. Você pode simplesmente fazer por fazer. Mas, se você quiser ganhar algo com isso, aí vão as regras:

1) Seguir o blog.
2) Preencher o formulário.
3) Até o último dia de cada mês, enviar uma resenha do(s) livro(s) que você leu, de acordo com o tema proposto para aquele mês. Se postá-la (não é obrigatório) em outro lugar, como blog ou skoob, envie o link junto.
4) Usar o banner (está ao final deste post) em algum lugar do seu blog. Pode ser fixo na barra lateral, ou apenas na postagem das resenhas dos livros que você ler para o desafio. Caso não tenha blog, copie e cole no seu mural do skoob: Eu participo do desafio literário "Na prateleira em 2013", do blog Querida Prateleira (www.queridaprateleira.com.br).

E o que você ganha com isso, vocês já devem estar querendo saber. Bom, todo começo de mês, serão postados os links das resenhas que foram enviadas para mim pelos participantes. No formulário tem essa opção, então só serão divulgados os que quiserem. Então, primeiramente, vocês ganham divulgação mensal, ou por cada mês que participarem. E, ao final do desafio, haverá um sorteio entre os participantes ativos, ou seja, os que enviarem 12 ou mais resenhas. O prêmio? Você ganhará um vale-presente (valor ainda não determinado) da loja virtual que escolher: Saraiva, Submarino ou Cultura.

Atenção: Se você perder o prazo, ou começar o desafio depois, pode enviar as resenhas em atraso até o último dia do ano, mas elas não serão divulgadas. Valerá apenas como confirmação da participação para o sorteio final.

Temas

Na prateleira em janeiro: Já que é mês de férias, a ideia é ler um livro cujo tema seja aventura ou viagem. O meu será: As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain.
Na prateleira em fevereiro: Como o mês é curto e alguns viajam por causa do carnaval, vocês deverão ler um livro com 150 páginas ou menos. O meu será: O livro de Julieta, Cristina Sánchez-Andrade (149 páginas, raspando!).
Na prateleira em março: Já que é o mês em que é comemorado o dia internacional da mulher, a ideia é simples: Ler um chick-lit. O meu será: Lola e o garoto da casa ao lado, de Stephanie Perkins.
Na prateleira em abril: Nesta época, no ano passado, li Jogos Vorazes. Então, só consigo pensar em uma coisa para este mês, que são as distopias. Topam? O meu será: O doador, de Lowis Lory.
Na prateleira em maio: Que tal lermos algum clássico? Não importa se é nacional ou internacional, o importante é que o título seja considerado um clássico. O meu será: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
Na prateleira em junho: É mês dos namorados, então chegou a vez de pegar um livro do autor Nicholas Sparks, ou algum livro que tenha como tema o amor dos dois personagens (mas amor de pai, mãe e amigo não vale, hein!). O meu será: Noites de tormenta, Nicholas Sparks.
Na prateleira em julho: Como é um mês mais tranqüilo e a maioria está de férias de novo, vamos treinar outro idioma (afinal, não estamos com toda aquela correria). Leia um livro em qualquer idioma que não seja o português. O meu será: Tweet Heart, de Elizabeth Rudnick. Para quem não sabe outro idioma, o mês fica livre para vocês escolherem, mas quem sabe, vamos lá, sem preguiça! Se você nunca começar, nunca vai treinar e sempre vai pensar que é chato ler em outra língua, né? Além disso, pode estar perdendo de ler um livro super legal...
Na prateleira em agosto: Pessoalmente, considero Agosto como sendo um mês propício para ler o gênero policial ou ficção/fantasia. Então fica a critério de vocês. Os meus são: Policial: A entrevista ininterrupta, de Felipe Colbert. Ficção/Fantasia: série Diários do Vampiro.
Na prateleira em setembro: Já que é o mês da independência do Brasil, vocês deverão ler um livro de algum autor nacional da atualidade. Para conhecer alguns, vá na aba autores parceiros. O meu será: Dividindo Mel, de Iris Figueiredo e/ou Antes tarde que mais tarde, de Liana Cupini.
Na prateleira em outubro: Mês do Halloween, do terror... Então por que não ler um livro do autor Stephen King? O meu será: À espera de um milagre. Ou, para aqueles não gostam de terror, vocês deverão ler um livro infantil ou infanto-juvenil, já que também é mês das crianças. O meu será: série Karas, de Pedro Bandeira.
Na prateleira em novembro: É mês de Ação de Graças. Sei que no Brasil não comemoramos, mas por que não sermos gratos às coisas boas do ano, né? Neste mês vocês lerão um livro sobre uma história de superação ou do valor da amizade, do amor, etc. O meu será: Marley & eu, de John Grogan.
Na prateleira em dezembro: É o último mês do ano, então vamos ser bem clichês e escolher livros que se passem no período de Natal ou que tenham este feriado como tema. O meu será: Um conto de Natal, de Charles Dickens.

[Atualização] Para ter sua resenha divulgada, envie-a para o e-mail queridaprateleira@live.com até o quarto dia do mês seguinte (ex: resenhas de janeiro poderão ser enviadas até 04/02, e assim sucessivamente)


Código:
Copie o código a seguir e cole-o em seu blog
(sem alterá-lo, por favor!)

Qualquer coisa, entre em contato comigo, aqui. Ou, se precisarem de sugestão para algum dos temas, é só postar nos comentários que eu ajudo.
Boa leitura!




Share on Google Plus

About Anna Laitano

8 comentários:

  1. oi Anna, acheio legal este desafio, vou participar .Desafio pramim será achar um livro de 150, mas enfim vou tentar. Vou tentar montar um lista, mas não será muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Verônica! Então, tem o que eu coloquei como meu exemplo, O Outro ou A Menina com a Lagartixa (ambos do Bernhard Schlink, autor de O Leitor), O Amor nos Tempos do Blog... Espero que encontre um que te agrade!

      Excluir
  2. Gostei muito da ideia, vou participar :D deixa so eu chegar em casa e ler com mais calma. Quanto ao seu comentario no meu blog, voce tem razao a melhor vinganca para quem nos faz mal e o nosso bem estar .
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, eu estou participando! Adorei o desafio, principalmente pq só leio romance e fantasia!! ADOREI!!

    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Anna, como faz pra te mandar a resenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que tivesse colocado no post, desculpa. Vou arrumar agora, obrigada pelo aviso! Envie para o e-mail queridaprateleira@live.com :)

      Excluir
  5. achei legal o desafio, mas é dificilpra eu cumprir, ainda mais em ano de vestibular D:

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!