Profissão: blogueiro #1



Então, como eu anunciei no post que falava sobre as novas colunas, este é um dos projetos, e já pretendo começar a colocá-lo em prática. 

Então, o que é o "Profissão: blogueiro"? Esta coluna foi criada para dar dicas para aqueles que estão começando um blog, ou para os que simplesmente querem melhorar. Sei que o meu blog não é o mais popular ou o melhor que existe, nem tenho esta pretensão e presunção, mas quero dividir as minhas experiências, descobertas e opiniões sobre a blogosfera. Muitas dessas coisas, eu gostaria que alguém tivesse me dito quando eu estava começando, por exemplo. Então, vamos lá?


Tema #1:
Quero criar um blog. Como proceder?

Para criar um blog, você precisa ter algumas coisas importantes em mente. Quanto mais você pensar a respeito e amadurecer essa ideia, mais chances de o seu blog deslanchar de forma fácil.

Assunto: Antes de qualquer coisa, você precisa decidir sobre o que quer falar no seu blog. Será um blog pessoal? Será um blog com seus textos? Será um blog literário? De música? Filmes? Seriados? Moda e comportamento? Uma mistura? Decidir isso é muito importante, pois assim você já começa a elaborar as colunas que quer escrever no blog. Tem que ser um assunto sobre o qual você saiba e queira falar. Pegue papel e caneta, ou vá no word e digite suas ideias. 


Plataforma: As plataformas mais populares são o blogger (utilizado aqui) e wordpress, ambos com hospedagem gratuita. Para quem não entende de html/java, ou simplesmente quer praticidade e agilidade, recomendo o blogger. O Wordpress dá um trabalho considerável, embora muitos o considerem melhor do que o blogger. Particularmente, não vejo problemas com o blogger. É simples, rápido e eficiente, cobrindo as minhas necessidades. Além disso, tentei utilizar o wordpress, mas meus conhecimentos limitados atrapalharam totalmente esta intenção.


Nome: Agora que você decidiu sobre o que quer falar, é hora de escolher o nome para o seu blog. Esta tarefa pode ser um pouco difícil, visto o número de blogs existentes e, portanto, domínios ocupados. Tente usar um nome flexível, ou seja, um nome que continue a servir, caso você queira mudar ou expandir o assunto principal do blog.

Visual: Apesar de o conteúdo ser de extrema importância, o visual dos eu blog é fundamental. Se o leitor entra em um blog e não gosta do visual, não importa quão legais sejam as postagens, ele não vai se sentir confortável. Por isso, escolha um padrão de cores que combinem para utilizar em todo o blog. Não use todas as cores disponíveis porque isso causa apenas uma confusão visual. Você pode pegar cores contrastantes e trabalhar com as tonalidades da mesma também. Se for usar um layout com sidebar dos dois lados, tenha cuidado com a informação excessiva lá. Pessoalmente, me sinto mais confortável em blogs com apenas uma sidebar e cores suaves. Outra coisa, não utilize dez fontes diferentes, uma mais ininteligível do que a outra. Se quiser uma fonte diferente, utilize-a para o nome do blog e títulos de postagens. A fonte do corpo da postagem deve ser em letra legível, portanto, prefira fontes padrões como verdana, times, arial, etc. O esquema de cores excessivas também se aplica aqui, tenha cuidado para não sair mil e uma cores e formatações. Utilize as cores apenas quando tiver algo importante a destacar, algo para chamar atenção do leitor. Em outro post falarei mais sobre coisas que aprendi sobre como deixar as postagens mais atrativas.




Divulgação: Agora, para finalizar este post, preciso tocar em um ponto bastante sensível, que é a divulgação. Blogueiros desesperados que saem fazendo spam por toda a parte, geralmente causam mais irritação do que a popularidade desejada. Entendo que alguns queiram parcerias, mas parcerias são um compromisso, não é apenas ganhar coisas. Em breve também farei uma postagem sobre isso. Mas, a princípio, pense no blog como uma eleição. Você quer chegar ao cargo que deseja, mas existem muitos concorrentes. Então, se você é aquele candidato que faz aquela música insuportável que toca em todos os lugares o tempo inteiro, quase manda um helicóptero jogar panfletos pela cidade, o que acontecerá? Você irritará as pessoas que precisa agradar. Se vai divulgar no skoob, por exemplo, faça-o no máximo sobre sorteios e para pessoas que não tenham nenhum aviso no mural, contra este tipo de comentário. É melhor que os leitores te encontrem com calma, do que eles pegarem aflição apenas de ler o nome do blog, certo? Até porque, assim você vai criando conteúdo e moldando o blog para recebê-los. Além disso, tem outras formas mais eficientes de divulgação, que serão tratadas nesta coluna, em breve.

Bom, neste primeiro post é isso. No próximo, provavelmente falarei sobre parcerias (como conseguir, o que esperar, etc), ou sobre como tornar as postagens mais atrativas. Se tiverem preferências, é só dizer nos comentários! Além disso, estou sempre aberta para opiniões e dicas que vocês queiram dar.


Share on Google Plus

About Anna Laitano

3 comentários:

  1. boas dicas, to precisandopois sempre quis ter um blog só meu, mas falta coragem e dicas :)agora ja o tendo umas boas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que dá um medinho, Thaila, eu também tive isso no começo. Mas, no que eu puder ajudar é só dizer. Além disso, a coluna continuará trazendo dicas que podem ser úteis.
      Se for o que você realmente quer e você fizer mesmo, me passa o link! Ah, e boa sorte! :)

      Excluir
  2. Adorei o texto, estou esperando a proxima postagem sobre como ganhar dinheiro de fato. Vc podia falar sobre sua experiencia, ja ganha?

    ResponderExcluir

Quer fazer um comentário sobre esta postagem?
Adoraríamos ouvir suas opiniões, não tenha vergonha de compartilhá-las!